quarta-feira, 30 de setembro de 2009

FANTASIAS DA TIJUCA PARA 2010?


É SEGREDO!!!
QUE SÓ SERÁ REVELADO NA SAPUCAÍ!!!

CAMISA DA FAMÍLIA TIJUCANA


Contato pelo telefone: 9348-1261 (poucas unidades)

TIJUCA VAI DO CLÁSSICO AO OUSADO

Ramiro Costa Carnavalesco 29/09/2009 23:36
impressão Envie por e-mail RSS
O enredo sobre a moda é da Porto da Pedra, mas a Unidos da Tijuca já preparou a sua 'Tijuca Fashion Week'. Foi este o nome que o carnavalesco Paulo Barros deu para a apresentação das fantasias que a escola levará à Marquês de Sapucaí, com o enredo "É Segredo". A festa dos protótipos aconteceu na noite desta terça-feira, no barracão da agremiação, na Cidade do Samba. Conhecido pelo sua originalidade, Paulo foi mais conservador nos primeiros setores, mas deixou, para o fim, seu toque de criatividade. Quem quis assistir à festa, precisou deixar o celular na portaria da agremiação. Também não foi permitida a entrada de máquina de fotografar. Tudo isso para tentar manter, em 'sigilo', os segredos tijucanos.


Logo no começo, o 'locutor' e carnavalesco Paulo Barros apresentou os desfiles, ao som de um DJ, e uma iluminação especial, semelhante aos desfiles de moda. "Vai começar a Unidos da Tijuca Fashion Week", disse Paulo. Nos primeiros setores, as cores da escola (azul e amarelo) estavam presentes nas fantasias sobre Troia, o Santo Graal e o túmulo de Cleópatra. O carnavalesco optou por um estilo mais clássico, usando plumas, paêtes e fantasias mais ‘pesadas’.

- É um carnaval que é a minha cara. Dei um toque de requinte na escola. Eu uso pluma quando acho que devo usar e não coloco pluma quando é desnecessário - disse o carnavalesco, que volta à Unidos da Tijuca, depois de passagens pela Viradouro e, ano passado, pela Unidos de Vila Isabel.

As fantasias mais clássicas foram deixadas de lado para dar lugar a um estilo mais leve e simples. Caso, por exemplo, da bateria, que este ano, representará a máfia e a ala dos passistas, com 'o segredo da máfia'. O humor e a fácil leitura também estiveram presentes. No caso da fantasia do Triângulo das Bermudas, o folião desfilará com um pequeno varal, onde bermudas estarão presas. As cores também ganharam variedades como na ala das baianas, que representa os famosos Jardins Suspensos da Babilônia. Na saia, muito flores coloridas. Mas, como o enredo este ano 'É Segredo', nem todas as surpresas foram reveladas.

- Muita coisa que foi apresentada somente vai acontecer na Avenida. A grande surpresa será no setor da camuflagem - promete Paulo.


Recém-contratado, Ricardo Fernandes compareceu à festa

A cidade de Atlântida, o mapa de Piri Reis, ninjas, o Fantasma da Ópera e alguns super-heróis também prometem invadir o desfile da Tijuca este ano. A festa ainda teve a presença do novo diretor de carnaval da escola, Ricardo Fernandes. Após sua recente saída da Vila, alegando 'problemas pessoais', ele disse, ao SRZD-Carnavalesco, que foi o próprio Paulo Barros que o chamou de volta para trabalhar na Unidos da Tijuca

- Após minha saída da Vila, a direção da Tijuca tomou conhecimento e o Paulo me perguntou se eu tinha interesse. Eu vejo uma Tijuca muita motivada, alegre e uma escola de família e que me acolheu assim como aconteceu no passado - relembra Ricardo, que foi diretor de carnaval da agremiação em 2004.

Sobre como será sua relação com o diretor de barracão da Tijuca, Paulinho do Ouro, Ricardo acredita que não haverá divergências. - O que for de pertinente ao diretor de barracão no barracão, ele fará, o que for pertinente ao diretor de carnaval, eu farei. O importante não é o rótulo, mas sim a escola de samba - finalizou Ricardo Fernandes
FONTE: http://www.sidneyrezende.com/editoria/carnavalesco

domingo, 27 de setembro de 2009

GALERIA DE INTÉRPRETES DA UNIDOS DA TIJUCA






















































Na ordem de aparição: Bruno Ribas, Wantuir, Sobrinho, Vicente, Serginho do Porto, Nego, David do Pandeiro, Carlinhos de Pilares e Paulinho Mocidade

De Alceu Maranhão ao nosso atual interprete Bruno Ribas na Unidos da Tijuca passaram nomes marcantes que fizeram história no mundo do samba!

Os intérpretes são responsáveis por cantar o samba-enredo que embala a escola no desfile. Esta é uma função de muita responsabilidade, que requer muita técnica, ensaio e talento, fatores que não faltam aos intérpretes que passaram pela UNIDOS DA TIJUCA!

TRANSMISSÕES DAS FINAIS DE SAMBA

Primeira Mão - Transmissões das Finais de Samba

Rádio S@mba-N&t inicia maratona de transmissões das finais de samba
A Rádio S@mba-Net, em parceria com a Rádio Tudo de Samba, está preparando uma ampla cobertura das finais de samba das escolas do Rio de Janeiro. A equipe contará com integrantes dos 2 projetos, além de convidados especiais.

A maratona de transmissões de escolhas dos hinos oficiais terá início no próximo dia 3 de outubro, com a Unidos de Vila Isabel e terminará no dia 19 do mesmo mês com a Imperatriz Leopoldinense. Para deixar o internauta já no clima desse momento decisivo das agremiações cariocas, na próxima quinta, a rádio estará levando aos ouvintes toda a emoção da eliminatória da Beija-Flor, ao vivo de Nilópolis. No dia seguinte, será a vez da semifinal da Renascer de
Jacarepaguá, direto da quadra do Largo do Tanque.

Abaixo, a relação completa das transmissões das escolhas de samba:

03/10 (sábado) - 23h - Vila Isabel

04/10 (domingo)- 20h - União de Jacarepaguá


09/10 (sexta) - 23h - Estácio de Sá (com informações de Acadêmicos do Cubango e Unidos de Padre Miguel)

10/10 (sábado) - 23h - Salgueiro


11/10 (domingo) - 20h - Império da Tijuca (com informações de Porto da Pedra e Paraíso do Tuiuti)

16/10 (sexta) - 23h - Portela*(com informações da Renascer de Jacarepaguá)
*Transmissão a cargo da equipe Portelaweb, retransmitido para os sites S@mba-Net e Tudo de Samba

17/10 (sábado)
Primeira transmissão - São Clemente - 21:30 às 01h da manhã


Segunda Transmissão - Unidos da Tijuca - Após 01h da manhã (com informações de Unidos do Viradouro, Mangueira, Grande Rio e Rocinha)

18/10 (domingo)
Primeira Transmissão - União da Ilha - entre 20:30 e meia-noite

Segunda Transmissão - Mocidade Independente - A partir de meia-noite

19/10 (segunda) - 21:30 - Imperatriz Leopoldinense(com informações de Beija-Flor, Império Serrano e Santa Cruz)

TIJUCA - POSSE DO CLUBE DOS PORTUÁRIOS


Fernando Horta também contou que a Unidos da Tijuca fechou contrato com Docas S/A e garantiu a posse do Clube dos Portuários, onde realiza seus ensaios. - Estávamos desde 94 e ilegal. Conseguimos um contrato diretamente com Docas S/A e adquirimos todo o espaço. A escola vai fazer uma reforma no lugar e ampliar instalações.


FONTE: http://www.sidneyrezende.com/noticia/57646+ricardo+fernandes+e+da+tijuca

RICARDO FERNANDES É DA TIJUCA

Alberto João Carnavalesco 27/09/2009 04:49
impressão Envie por e-mail RSS

Na madrugada deste domingo, durante o ensaio da Unidos da Tijuca, no Clube dos Portuários, o presidente da agremiação, Fernando Horta, revelou a contratação do ex-diretor de carnaval da Vila Isabel, Ricardo Fernandes.

Vale lembrar que Ricardo Fernandes já trabalhou na Unidos da Tijuca e foi vice-campeão do Carnaval 2004.

- O Ricardo não podia ficar fora do carnaval. Conversamos e ele acertou com a Unidos da Tijuca. A Tijuca está montado um time forte - disse Fernando Horta, que comunicou que na terça-feira, durante a festa de protótipos, Ricardo Fernandes já estará presente no barracão.

FONTE: http://www.sidneyrezende.com/noticia/57646+ricardo+fernandes+e+da+tijuca

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

"VOCÊ É UM GRANDE MESTRE"



Na próxima segunda, durante o ensaio da bateria do Gres Beija Flor em Nilõpolis, os mestres Rodney, Plínio e Binho dão prosseguimento à série de homenagens a colegas de outras agremiações. Estará em Nilópolis, para receber o troféu "Você é um grande mestre", Casagrande, comandante da bateria da Unidos da Tijuca.




fonte: http://www.galeriadosamba.com.br/V41/NI.asp?FJFLG79

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

TIJUCA APRESENTA PROTÓTIPOS NA PRÓXIMA TERÇA DIA 29/09





Unidos da Tijuca apresenta protótipos de fantasias
TUDO DE SAMBA - Por Simone Fernandes

Fernando Azevedo/Divulgação

Horta e Paulo Barros: uma dupla em busca do título
A Unidos da Tijuca marcou para a noite da próxima terça-feira, 29, na Cidade do Samba, a festa de apresentação dos protótipos das fantasias criadas pelo carnavalesco Paulo Barros para o desfile de 2010, que terá o segredo como tema. O evento será restrito a convidados.


- Quem chegar ao barracão, não vai poder entrar nem com celular. Ninguém também vai entrar com máquina fotográfica. Diretor da escola, presidente de ala, ninguém. Todo mundo vai ter que deixar máquina e celular na portaria do barracão - informou o presidente da escola, Fernando Horta, que quer manter o máximo de sigilo em torno dos preparativos para o desfile.

A Unidos da Tijuca levará à Avenida um total de 32 alas, sendo somente seis comercias, quatro a menos que no último Carnaval.


Fonte: http://www.tudodesamba.com.br/conteudo.asp?id=3601

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

CD DO GRUPO ESPECIAL SERÁ AO VIVO


CD do Grupo Especial será ao vivo
Alberto João Carnavalesco 21/09/2009 03:13
impressão Envie por e-mail RSS
O pedido de todo sambista apaixonado pelo carnaval foi atendido. A Gravasamba, responsável pelo CD do Grupo Especial, decidiu que o disco para o Carnaval 2010 será gravado ao vivo na Cidade do Samba. O projeto começa no dia 20 de outubro, após o fechamento das eliminatórias de samba-enredo nas doze agremiações.

Cada escola do Grupo Especial poderá levar quarenta ritmistas. Além disso, o CD terá coro com integrantes das agremiações e o profissional da Gravasamba. Apenas pequenos detalhes que vão para o estúdio. A proposta é mostrar o samba como ele é cantado nas quadras e até nos ensaios técnicos.

O lançamento do CD do Grupo Especial será no Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro, com um evento para convidados na Cidade do Samba. Em 1995, o disco do Grupo Especial foi gravado ao vivo na Barra da Tijuca.


A Unidos da Tijuca vai gravar o cd dia 21/10/2009
a partir das 18:00 horas!!!!!!!

FOTOS DA NOSSA RAINHA GALISTEU NA QUADRA DIA 19/09


O presidente Horta e Adriane Galisteu.

Paulo Barros, Galisteu e Bruno Ribas.


Paulo Barros e Galisteu.


Beleza e simpatia da Rainha Galisteu!!!

domingo, 20 de setembro de 2009

DE SHORTINHO, GALISTEU ARRASA NA QUADRA DA UNIDOS DA TIJUCA

Apresentadora, que é rainha da bateria da escola, já está se preparando para o Carnaval 2010
Com o fim do inverno, as escolas de samba já começam a contagem regressiva para fevereiro. É a partir de agora que os sambas são criados e as rainhas de bateria escolhidas.
Pois Adriane Galisteu continua firme e forte à frente de sua bateria. A loira é a rainha da Unidos da Tijuca. Na noite de sábado, de shortinho amarelo, a apresentadora foi conferir festa na quadra.
Apaixonada por Carnaval, Galisteu fotografou junto da bandeira da escola e mostrou que tem samba no pé.

FONTE: http://www.abril.com.br/noticias/diversao/shortinho-galisteu-arrasa-quadra-unidos-tijuca-499805.shtml

NOTICIAS CARNAVAL 2010: LICITAÇÃO DA PREFEITURA DO RJ P/CARNAVAL 2010

Tribunal de Contas ameaça licitação da Prefeitura do Rio para o Carnaval 2010
Redação SRZD-Carnavalesco Carnavalesco 20/09/2009 10:29
impressão Envie por e-mail RSS

O resultado da licitação do Carnaval 2010 feita pela Prefeitura do Rio pode ser adiado. A empresa vencedora da concorrência seria divulgada no dia 9 de outubro, mas o Tribunal de Contas do Município questionou o edital, pois encontrou imperfeições nos critérios técnicos. A notícia foi divulgada neste domingo pelo Jornal Extra.
A Riotur já se pronunciou sobre o caso e disse que está analisando os questionamentos apontados pelo Tribunal de Contas do Município.
Na licitação do Carnaval 2010, a empresa vencedora terá que cuidar da venda de ingressos, além de todos os serviços de infra-estrutura para os ensaios técnicos na Sapucaí e os dias de desfiles.
A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) retirou o edital na Riotur, mas ainda não definiu se irá participar da concorrência. Na reportagem do Jornal Extra, o presidente Jorge Castanheira afirmou estar preocupado com um possível adiamento do resultado da licitação, já que falta pouco tempo para contratar serviços de infra-estrutura e venda de ingressos.

É SEGREDO! - 08 SAMBAS NA DISPUTA...

Autores: Enilson, Ricardo Faria e Joel Swing

PRA TE ENCANTAR ... LÁ VEM TIJUCA!
COM AS CINZAS DAS HISTÓRIAS
QUE O "TEMA" RESGATOU
VAMOS UNIDOS DA TIJUCA
O DESAFIO JÁ COMEÇOU ...
SEGUINDO OS PASSOS
DOS GRANDES SÁBIOS
NESTE CAMINHO DE EMOÇÕES
DESPERTA NA NOSSA MENTE
OS SEGREDOS DAS CIVILIZAÇÕES ...

A IMAGINAÇÃO ... ME LEVA!
FAZ TUDO PARECER REAL
VEM MEU AMOR ... VEM NESSA!
NA AVENIDA ... É CARNAVAL!

FANTASIAS ... TRANSFORMAÇÕES!
SE PERDEM NOS TRÊS PONTOS
DA IMENSIDÃO ...
CRUZANDO O INFINITO
SERES ESTRANHOS A VAGAR
INVADEM A NOSSA VIDA
"ENTRE O CÉU E O MAR"
VEM MEU AMOR! NEM TUDO QUE SE VÊ ...
É O QUE PARECE SER!

VALEU ... VALEU ... TIJUCA!
ESTÁ NO BRILHO DO MEU OLHAR
TEU SAMBA "CANTA" O SEGREDO
QUE FAZ A GALERA VIBRAR!
*********************************************************
02 - Autores: Vicente das Neves, Gilberth Castro, Wanderley e Roberto Eloy

É SEGREDO
QUEM VAI REVELAR?
MISTÉRIOS DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA
QUE A LUZ DA CIÊNCIA NÃO CONSEGUE ENXERGAR
DAS CINZAS DE ALEXANDRIA
LEMBRANÇAS PRO TEMPO CONTAR
REMOTAS MEMÓRIAS VERDAE OU PURA ILUSÃO?
UM DELÍRIO FASCINANTE
HERANÇA DE OUTRA CIVILIZAÇÃO

ME LEVA A ENCONTRAR OS CAMINHOS
DAS MINAS DO REI SALOMÃO
TESOUROS PERDIDOS NO MAR
É UM MAPA DESCRITO COM TAL PERFEIÇÃO

O AMOR É UM CASO SÉRIO
NUM BAILE DE MÁSCARAS
QUEM É QUE VAI SE DECLARAR ?
IDENTIDADE OU FANTASIA
DISFARÇADO AO FOCO DO OLHAR
SERÁ QUE ERAM DEUSES ASTRONAUTAS?
O QUE SERÁ QUE O HOMEM ESCONDEU?
VAI O PENSAMENTO VIAJAR
A SENHA É O SEGREDO
A CHAVE PRA SE INVESTIGAR
E NO TRIÂNGULO A VIAGEM SOBRENATURAL
COMO UM TOQUE DE MAGIA
SURPREENDENTE É A MUTAÇÃO NO CARNAVAL

O QUE PARECE SER... NÃO É
VOU ENGANAR O SEU OLHAR
TIJUCA TRAZ O SEGREDO
EU QUERO VER VOCÊ DESVENDAR

*****************************************
04 - Compositores: Sereno, Helinho 107, Catranca e Nelson Luiz

TIJUCA ... TRILHA O CAMINHO DA HISTÓRIA
DESDE ANTIGAS CIVILIZAÇÕES
TENTANDO DECIFRAR TANTOS SEGREDOS
QUE ATRAVESSARAM VÁRIOS GERAÇÕES
LIVROS, MAPAS E TEXTOS
REVELAM HISTÓRIAS SENSACIONAIS
HOJE SÃO CINZAS ... POEIRA DE BATALHAS IMPORTANTES
PERGUNTAS E LEITURAS INCESSANTES
QUE ILUSTRAM NOSSO CARNAVAL

LENDAS, CONTOS E VESTÍGIOS ... EU BUSQUEI!
O SEGREDO CONTINUA ... AINDA NÃO DECIFREI
O MISTÉRIO CONTAGIA ... VOCÊ PODE IMAGINAR?
O QUE A TIJUCA TEM PRA TE MOSTRAR

MÁSCARAS, FANTASIAS, IDENTIDADE SECRETA
HOMENS DO BEM E DO MAL
DISFARÇADOS EM MEU CARNAVAL
NINJAS, MAÇÕES E ESPIÕES
NUM MAR DE INVESTIGAÇÕES
QUAL SERIA A CHAVE DA SAÍDA?
SERÁ QUE O FUTURO NOS REVELARÁ ...
FÓRMULAS, POÇÕES SECRETAS E MAGIA ...
DESVENDANDO CÓDIGOS E ENIGMAS
RESPONDENDO ESPECULAÇÕES

PROCURE DESVENDAR NOSSO SEGREDO
MAS PRESTE ATENÇÃO!
NEM TUDO O QUE SE VÊ ... É O QUE PARECE SER
O INESPERADO PODE ACONTECER
****************************************************

10 - Compositores: Beto Savanna, Daniel D´almeida, Telmo Augusto e André Kbça

UMA LUZ VAI TE GUIAR
EU QUERO VER ADIVINHAR
DAS CINZAS HOJE EU FAÇO HISTÓRIA
VOU LEVANTAR POEIRA
BUSCAR A VITÓRIA
E ACHAR NAS MINHAS ILUSÕES
PERDIDAS CIVILIZAÇÕES
SÃO MUITO MAIS DO QUE LENDAS
QUE O TEMPO APAGOU
VESTÍGIOS QUE VÃO ENCONTRAR
OS TRAÇOS PODEM REVELAR
MAS O MEU ENREDO É SEGREDO
EU NÃO POSSO CONTAR

QUEM SOU EU?
UM MASCARADO, APAIXONADO
HERÓI OU VILÃO?
QUEM SOU EU? SÓ UMA PISTA!
EU SOU TIJUCA DE CORAÇÃO

NA "TERRA DOS SONHOS" PODE ACREDITAR
É POSSÍVEL ACONTECER
NESSA IMENSIDÃO VOU MERGULHAR
NO AZUL DO MAR E ME PERDER
VEM INVADIR MEU CARNAVAL
VAI ALÉM DO SOBRENATURAL
QUERO VER VOCÊ INVESTIGAR
OLHA A TIJUCA!NÃO TEM SAÍDA
SUA FÓRMULA DO AMOR
É A CHAVE QUE TRANCOU
A PAIXÃO DA MINHA VIDA

NEM TUDO QUE SE VÊ
É O QUE PARECE SER
MEU DESAFIO É TE CONQUISTAR
O SEU, ESSE SEGREDO DESVENDAR

***************************************************
15 - Compositores: Gilmar, L. Silva, Jurandir, Fernandão e Tico da Mikinha

EM BUSCA DE UM ENREDO SINGULAR
QUE NINGUÉM OUSOU CONTAR
LÁ VEM TIJUCA
PROCURA UM CAMINHO
OS LIVROS OS MAPAS ... NÃO ACHA
QUEIMARAM SÃO CINZA, POEIRA ... FUMAÇA
GRANDES TRAGÉDIAS QUE APAGAM A MEMÓRIA
O TEMPO PASSA NÃO SE ENCONTRA SOLUÇÃO
SÓ LENDAS, NO AR ... MISTÉRIOS
DE ANTIGAS CIVILIZAÇÕES

CIDADE DE PEDRA ME DEIXA EM CONFLITO
SINAIS DE OUTROS POVOS PORQUE DO SUMIÇO
GALEÕES DE PRATA RAINHA DO EGITO
SÓ VESTÍGIO FICOU ... VESTÍGIO

QUEM DERA VER NA PASSARELA
TÃO LINDA AQUARELA
REGISTROS QUE O TEMPO APAGOU
MAIS FALTAM DETALHES, CULTURA, LUGARES
TALVEZ PODEREMOS UM DIA COMPOR
MELHOR ENTÃO SAIR DISFARÇADO
SUPER HERÓI OU DE VILÃO
QUEM SABE ASSIM DESCUBRO A FÓRMULA
A SENHA, O X DA QUESTÃO
PORTAL
ENIGMÁTICO QUEM SABERÁ
TANTOS MISTÉRIOS ENTRE O CÉU E O MAR
SERÁ DE OUTRA DIMENSÃO A CHAVE DA EXPLICAÇÃO

SACODE, BALANÇA, DESCUBRA GALERA
QUAL É MEU SEGREDO VÊ SE REVELA
MAIS TOME CUIDADO COM O QUE VOCÊ VÊ
SE MUDAR DE FORMA, VAI LHE SURPREENDER

*********************************************

09 - Autores: Henrique Badá, Serginho Machado, Leco da Alerj e Marquinho Marino

Um grande Misterio surgiu
Confundindo meu olhar
Parecia tão claro o que vi
Derrepente não vi, não estava mais la!
Tijuca te convida a decifrar
Segredos que as cinzas podem revelar
Ocultos...Um mundo real
Vestigios tão claros no meu carnaval

Se a mascara cair
E você descobrir, quem sou eu
Cuidado não vá se enganar
Eu sou tijucano e quero ganhar

Seguindo a investigação
Busco na imensidão...respostas
Suposições... historias jogadas no ar
Prisioneiras de um poder
Somente a chave pode libertar
Nem tudo que reluz é ouro
Sua senha é seu "tesouro"
"Eles" podem te clonar
Será que alguem vai entender
Se você assumir ou esconder
Será que de fato é real
A Historia desse Carnaval

Tijuca é Show, pura magia
Desafia a desvendar
Seu carnaval de segredos e mistérios
Eu sei de tudo, mas não vou te revelar

**************************************************************
06 – Autores: Zezinho Professor, Robertinho do Verdun, Luiz Intimidade e Roudney

É segredo! Quem foi? Quem fez? Onde é que está?
(Quem é que pode explicar?)
Livros que viraram cinzas, lendas e mistérios por desvelar;
Objetos, civilizações – tudo isso que fim levou?
Só não é segredo pra ninguém que a Tijuca é o meu amor!

Registros que o tempo apagou
Histórias que ninguém elucidou
Vestígios, sinais claros da existência
Será desse planeta quem criou?

Um baile de máscaras, no carnaval
Eu vou disfarçado: bem ou mal?
A face secreta dessa multidão
Sou super-herói ou sou vilão?

Seres de outros planetas
Serão a chave para a investigação?
Qual é a senha, a fórmula secreta?
E o s que somem pra onde vão?
A minha Tijuca deixa você mais curioso
Quem é capaz de decifrar o meu pavão misterioso?

Quero ver quem é que sabe o segredo desvendar
E o truque dessa mágica revelar
Se não posso assumir, o melhor é esconder
Pois nem tudo o que se vê é o que parece ser

***************************************************

13 Compositores: Julio Alves, Marcelo e Totonho

DESVENDAR ESSE MISTÉRIO
É CASO SÉRIO QUEM SE ARRISCA A PROCURAR
O DESCONHECIDO, O GRANDE ARQUIVO
AQUELE PERGAMINHO MILENAR
SÃO CINZAS NA POEIRA DA MEMÓRIA
E BRINCAM COM A IMAGINAÇÃO
UNIDOS DA TIJUCA, NÃO É SEGREDO EU AMAR VOCÊ
DECIFRAR ISSO EU NÃO SEI DIZER
SÃO COISAS DO MEU CORAÇÃO

EU QUERO VER ESSE LUGAR
QUE O PRÓPRIO TEMPO ACABOU DE ESQUECER
MEU DEUS POR ONDE VOU PROCURAR
SERÁ QUE ALGUÉM PODE ME RESPONDER

QUEM SOME NA MULTIDÃO
ESCONDE A SUA VERDADE
IMAGINAÇÃO, O HERÓI JAMAIS REVELA A IDENTIDADE
SERÁ O MASCARADO
NESSE BAILADO UM FOLIÃO
A SENHA O SEGREDO DA VIDA
A CHAVE PERDIDA É O "X" DA QUESTÃO
CUIDADO, O QUE SE VÊ PODE NÃO SER ... SERÁ
QUE AO ENTENDER É MELHOR REVELAR
NO SONHO DO MEU CARNAVAL
PARE PRA PENSAR, VAI SE TRANSFORMAR
OU ESCONDER ATÉ O FINAL

É SEGREDO, NÃO CONTO A NINGUÉM
ME CHAMOU EU VOU ALÉM
EU SOU TIJUCA, VOU ASSUMIR
A TENTAÇÃO É DESCOBRIR

sábado, 19 de setembro de 2009

SAPUCAÍ - 25 ANOS

Clarissa Thomé

Faz 25 anos que a Império do Marangá se tornou a primeira escola a pisar o asfalto da Avenida Marquês de Sapucaí, inaugurando o Sambódromo. A agremiação não resistiu à profissionalização do carnaval e desapareceu nos anos 1990. Mas a inauguração da Passarela Darcy Ribeiro, nome oficial da avenida dos desfiles, mudaria definitivamente o destino do carnaval carioca.

Até 1984, havia um monta e desmonta de arquibancadas na Avenida Presidente Vargas. "Toda a subvenção do governo ia para as empreiteiras, para a montagem. A inauguração do Sambódromo deu liberdade às escolas", diz o historiador do samba e coordenador do Centro de Memória da Liga das Escolas de Samba (Liesa), Hiram Araújo.

A iniciativa do Sambódromo partiu do antropólogo Darcy Ribeiro, durante o governo de Leonel Brizola. O arquiteto Oscar Niemeyer foi chamado para fazer o projeto. Além da Passarela do Samba, o local deveria abrigar salas de aula, para que o espaço funcionasse durante o ano todo. E assim é até hoje. São três escolas e uma creche para 780 crianças, além de um núcleo de artes.

Ao longo de duas décadas e meia, o Sambódromo foi palco de carnavais memoráveis, como o do samba-enredo Ratos e Urubus, Rasguem a Minha Fantasia, em que Joãosinho Trinta, conhecido como o carnavalesco do luxo, levou mendigos para a avenida, no desfile da Beija-Flor; ou Quizomba, Festa da Raça, que deu o primeiro campeonato à Vila Isabel, com enredo de Martinho da Vila e samba de Luiz Carlos da Vila. A escola pobre conquistou o título com um desfile artesanal. E a Grande Rio promete lembrar esses grandes carnavais no desfile de 2010, quando terá o Sambódromo por enredo.

LÁGRIMAS

Já teve astronauta voando por sobre a passarela, na apresentação da Grande Rio, em 2001 (ideia de Joãosinho Trinta). E a plateia foi surpreendida por alegorias humanas, marca registrada do carnavalesco Paulo Barros, com o inovador carro do DNA da Unidos da Tijuca, em 2004.


A festa também é de tragédias, dores e tristezas. Em 1992, um incêndio num dos carros da Viradouro roubou o título da escola de Niterói - num enredo sobre o mundo cigano, perdeu 13 pontos por atraso. A atriz Neusa Borges também passou por maus momentos - caiu do alto de um carro da Unidos da Tijuca em 2003. Ficou meses de muleta e processou a escola.

As lágrimas dos componentes da velha-guarda da Portela, impedida de desfilar no carnaval de 2005, comoveram o público e integrantes das outras escolas. A agremiação de Madureira, inchada de turistas, cortou a ala tradicional para não atrasar o desfile. Também foi marcante a expulsão da cantora Beth Carvalho, mangueirense histórica, do carro dos baluartes no carnaval retrasado. Beth alegava problemas na coluna para não sair no chão.

OUSADIAS

A Sapucaí é palco principalmente de ousadias. A começar pela modelo Enoli Lara, que em 1989 desfilou completamente nua na União da Ilha. No ano seguinte, foi cunhado o termo "genitália desnuda" para a proibição da prática. A também modelo Lilian Ramos ignorou a regra. Num camarote, posou para fotos ao lado do então presidente Itamar Franco, trajando apenas uma camiseta, em 1994.

Dercy Gonçalves nem precisou mostrar tudo para causar alvoroço. Os seios de fora, aos 84 anos, foram suficientes para tornarem a atriz o assunto do carnaval de 1991. No ano passado, a polêmica da nudez voltou à passarela do samba. A modelo Viviane Castro usou um tapa-sexo de apenas 3,5 centímetros. Nem os jurados enxergaram o aparato e a moça causou a perda de 0,5 ponto à São Clemente, que foi rebaixada.

Mas a Passarela do Samba não é unanimidade. Por baixo dela corre o Rio Papa-Couve, que enche nos temporais. O desfile das campeãs foi suspenso quando a avenida inundou em 1988. Da concentração para o Sambódromo há uma curva acentuada que já atrapalhou o carnaval de muitas agremiações. "É uma curva de 180° difícil para carros grandes", diz Hiram Araújo.

A carnavalesca Maria Augusta também fala de determinados pontos da avenida em que há forte corrente de vento, capaz de fechar a bandeira da escola. "Se isso acontecer, a escola perde ponto no quesito mestre-sala e porta-bandeira. Ao longo dos anos, as porta-bandeiras descobriram um truque: elas molham a bandeira. O que é preciso é descobrir o ponto certo para molhar", ensina.

CONFRATERNIZAÇÃO

Darcy Ribeiro e o arquiteto Oscar Niemeyer idealizaram, no fim da avenida, uma praça onde deveria haver uma confraternização entre os integrantes da escola e o público. Somente uma vez isso aconteceu: quando a Mangueira encerrou o desfile de 1984 e, seguida pela plateia que descia das arquibancadas, fez a volta e desfilou novamente. Hoje, a Praça da Apoteose é um corre-corre de escolas ávidas para liberar o espaço e não perder pontos por atraso.

Alheio à polêmica, Niemeyer tem carinho pelo Sambódromo. "É um projeto para o povo, para a alegria do povo", comentou.

domingo, 13 de setembro de 2009

MEMÓRIA TIJUCANA - ENREDOS...

ENREDOS
1936 – “Sonhos delirantes”
1937 – “Sonho das graças”
1946 – “Anjo da Paz”
1947 – “Homenagem a Cascatinha”
1948 – “Lei Áurea”
1949 – “Proclamação da República”
1951 – “Marco da democracia”
1952 – “Feira de Nazaré”
1953 – “Também temos nosso heróis: Caxias, Barroso, Santos Dumont”
1954 – “São Paulo quatrocentão”
1955 – “Sinhá-moça”
1956 – “Inferno verde”
1957 – “Sonho de esmeralda ou fascinação do ouro e diamantes”
1958 – “O patriarca da Independência”
1959 – “Bravas heroínas”
1960 – “Sonho de bravos”
1961 – “Casa Grande e Senzala”
1962 – “Rio antigo”
1963 – “Do Oiapoque ao Chuí”
1964 – “Homenagem ao Rio Grande do Sul”
1966 – “Princesa Isabel”
1968 – “Danças do Brasil”
1969 – “Tijuca sempre jovem”
1970 – “Festa da Bahia”
1971 – “Quiva e Iaiá, lenda de fundação de Itaguaí”
1972 – “Ganga Zumba”
1973 – “Bom dia, café”
1974 – “Petrópolis, flor serrana”
1975 – “Magia africana no Brasil”
1976 – “Mundo encantado dos deuses afro-brasileiros”
1977 – “Paraíso dos sonhos”
1978 – “A praça – sonho, amor e fantasia”
1979 – “Brasil canta e dança”
1980 – “Delmiro Gouvêia”
1981 – “Macobeba, o que dá pra rir dá pra chorar”
1982 – “Lima Barreto - mulato, pobre, mas livre”
1983 – “Brasil, devagar com o andor que o santo é de barro”
1984 – “Salamaleikum, a epopéia dos insubmissos Malês”
1985 – “Mas o que foi que aconteceu?”
1986 – “Cama, mesa e banho de gato”
1987 – “As três faces da moeda”
1988 – “Templo do absurdo”
1989 – “De Portugal à Bienal no país do carnaval”
1990 – “E o Borel descobriu... Navegar é preciso”
1991 – “Tá na mesa Brasil”
1992 – “Guanabaran seio do mar”
1993 – “Dança Brasil”
1994 – “SorRio... é verão”
1995 – “Os nove bravos do Guarany”
1996 – “Ganga Zumbi: expressão de uma raça”
1997 – “Viagem pitoresca pelos cinco continentes num jardim” 1998 – “De Gama a Vasco, a epopéia da Tijuca”
1999 – “O dono da terra”
2000 – “Terra dos papagaios, navegar foi preciso!”
2001 – “A Tijuca apresenta Nelson Rodrigues pelo buraco da fechadura”
2002 – “O sol brilha eternamente sobre o mundo de língua portuguesa”
2003 – “Agudás, os que levaram a África no coração e trouxeram para o coração da África, o Brasil”
2004 – “O sonho da criação, a criação do sonho: a arte da ciência no tempo do impossível”
2005 – “Entrou por um lado, saiu pelo outro, quem quiser que invente outro”
2006 – “Ouvindo tudo que vejo, vou vendo tudo que ouço”
2007 – “De lambida em lambida, a Tijuca dá um click na Avenida”
2008 – “Vou juntando o que eu quiser, minha mania vale ouro. Sou Tijuca, trago a arte colecionando o meu tesouro”
2009 _ "É Segredo!"

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A VOZ DA COMUNIDADE TIJUCANA - CARINA ARAÚJO GALVÃO


Nome: Carina Araújo Galvão
Apelido: -----
Idade: 26
Bairro onde mora: Santo Cristo
Time de coração: Fluminense
Como o carnaval entrou na sua vida: Pela porta da frente! Sempre gostei de assistir, como todo bom brasileiro e carioca. O fato de desde criança estar envolvida com a arte (música e dança), me fez ver no carnaval (mais especificamente no samba) um único e poderoso caminho onde todas as artes se unem e conseguem, sem distinção de classe social, atingir o maior número de pessoas. Era o país das maravilhas que eu buscava. A arte para todos!
Quando e como conheceu a Unidos da Tijuca: Conheci a Unidos Da Tijuca no clube dos portuários (quando a quadra de ensaios veio para cá). O bairro do santo Cristo como um todo abraçou esta escola e eu sempre me senti bem nos ensaios, entre os tijucanos, o clima da escola é maravilhoso! Não demorou muito e quando percebi já estava arrebatada pelo amor tijucano. Desde de 2003 estou na avenida com a tijuca!
A bateria pura cadência é? A manifestação do som do coração tijucano! Uma família que se diverte enquanto diverte as pessoas. A bateria que não toca como um fardo, mas sim com muito prazer. Um sonho! È muito honroso fazer parte dessa bateria e tenho máxima gratidão às pessoas que me proporcionaram estar ali.
Quando você começou na bateria e qual instrumento de percussão você toca? Comecei a ensaiar em 2007 e meu primeiro desfile na bateria foi em 2008 (tamborim).
O melhor samba da Tijuca: O Dono da terra (1999).
O melhor desfile que participou pela tijuca: 2005. Estava na ala das cartas (soldados de baralho de “Alice nos pais das maravilhas”).
O que achou de desfile de 2009: Não sei explicar o que achei, só consigo lembrar da sensação ruim que tive ao deixar a avenida e ver tijucanos saindo de cabeça baixa.Isso foi Muito ruim. Porém, tudo serve para “levantar a cabeça” “sacudir a poeira” e sem dúvida em 2010 “dar a volta por cima!”.

O que você gostaria de ver no desfile da Tijuca em 2010: Sem dúvidas, um desfile maravilhoso (conjugando bem todos os setores); Mas... Na verdade, eu gostaria de muitooooooooo de escutar a voz de Wantuir: Diretamente do Borel... Dá um Show Bateria Pura Cadência! E ouvir na dispersão: A tijuca deu um Show! Unidos da Tijuca é? A minha 2ª casa! Uma grande porcentagem da minha energia de vida! È uma porta da esperança para o samba honesto e para o carnaval contemporâneo. É o desbravar singelo e paixão refinada!
Ser da comunidade Tijucana significa: Significa encontrar alguém vestido de tijuca na rua e cumprimentar mesmo sem conhecer. È sambar junto na nossa casa ou quando somos recebidos nas co-irmãs... Lá estão os tijucanos “representando”! È saber superar as piadinhas (de quem se incomoda com os nossos resultados) e com humildade continuar na briga pelo título. É encontrar as melhores pessoas da minha vida e com isso dar um sentido todo especial a minha existência.

domingo, 6 de setembro de 2009

ISSO É TIJUCA...


Terceira escola de samba mais antiga do Rio de Janeiro, a Unidos da Tijuca foi fundada em 31 de dezembro de 1931, no Morro do Borel. Seus componentes eram, na maioria, operários que trabalhavam em fábricas instaladas nas redondezas da Tijuca, um bairro, na época, marcado pela prosperidade econômica, onde morava parte da aristocracia carioca.
A escola foi campeã pela primeira - e única - vez em 1936, com o enredo "Sonhos delirantes", deixando para trás co-irmãs pioneiras na história do samba, como Mangueira e Portela. Mas, nos anos seguintes, a Tijuca enfrentou dificuldades para se manter entre as grandes. Chegou a ficar de fora do desfile principal por duas décadas, entre 1960 e 1980.
Foi em 1980 que a escola levou para a Avenida o clássico "Delmiro Gouveia", do carnavalesco Renato Lage, que, pela primeira vez, assinava sozinho um carnaval. O desfile deu à Tijuca o direito de figurar novamente entre as grandes. Em 1981, a azul-e-ouro fez sua reestréia no então Grupo 1-A (como era chamado o Grupo Especial da época) com mais um samba marcante. "Macobeba: o que dá pra rir dá pra chorar". Ficou em nono lugar e voltou a brigar para não cair, mas não conseguiu evitar outros dois rebaixamentos.
Em 1988, a Tijuca retornou ao grupo principal e, desde então, pontuou seus desfiles com uma de suas principais características: a influência portuguesa na formação da escola, que é a única representante da comunidade lusitana no carnaval carioca. Seus enredos destacavam a relação entre Brasil e Portugal, como o de 1989 ("De Portugal à Bienal no país do carnaval") e 1990 ("E o Borel descobriu, navegar é preciso").
Um desses desfiles pró-Portugal não teve sorte: foi o de 1998, quando a Tijuca homenageou o navegante português Vasco da Gama e o time de futebol cruzmaltino, que, na ocasião, comemorava o seu centenário. Mesmo com beleza e originalidade - marca do falecido carnavalesco Oswaldo Jardim -, a escola não empolgou os jurados, que a deixaram em penúltimo lugar.
Mais uma vez, a Tijuca voltou ao Grupo de Acesso. Mas não foi nada que abalasse sua comunidade que, aguerrida, desfilou com força no ano seguinte, cantando um dos mais belos sambas da década de 90: "O dono da terra" ("Pedras preciosas quero me enfeitar, encantar a índia com o meu olhar, só Tupã sabia que eu não podia me apaixonar"). Destaque para o carro do tatu, todo pintado com lama do próprio Morro do Borel.
A Tijuca sagrou-se campeã por unanimidade, garantindo vaga no desfile principal em 2000, ano em que todas as escolas de samba homenagearam os 500 anos do Brasil. Um prato cheio para a azul-e-ouro, que se inspirou nas suas raízes portuguesas para recontar a chegada de Pedro Álvares Cabral em terras brasileiras. Conquistou o quinto lugar - fato inédito para uma escola que subiu do Acesso para o Grupo Especial.
Em 2004, um basta nos enredos históricos. A aposta foi mais ousada: falar de ciência na Sapucaí. A responsabilidade ficou a cargo do então pouco conhecido Paulo Barros, um carnavalesco que fez sucesso em escolas menores pelo seu estilo de fazer carnaval: em vez de plumas, garrafas pet; latas de tinta e panelas no lugar do isopor; e muita coreografia nos carros alegóricos. Mesmo com o samba torcendo para ver realizado o sonho de ser campeã do carnaval, a Tijuca era carta descartada do baralho das cotadas para levar o primeiro lugar - isso até o desfile começar, quando a escola surpreendeu o público e conquistou o vice-campeonato.
Uma imagem ficou imortalizada: a alegoria viva do DNA, com integrantes desenvolvendo uma coreografia ousada, com um efeito visual belíssimo. A fórmula de sucesso foi repetida no ano passado, e a escola, novamente, ficou em segundo lugar. Paulo Barros consagrou a teatralização como a grande tendência do carnaval atual e fez a Tijuca superar as expectativas do desfile anterior. Em 2006, apesar da grande expectativa, a escola ficou em sexto lugar.
FONTE: http://carnaval.globo.com/Carnaval2009/0,,CAV53-16633,00.html

MAIS SOBRE O CARNAVAL...




Saiba porque o Carnaval tem datas diferentes todo ano
O primeiro domingo após o 14o dia de lua nova é o domingo de Páscoa. Ou, o primeiro domingo após a lua cheia, posterior ao equinócio da primavera é o domingo de Páscoa. Se o 14o dia da lua nova ou da lua cheia posterior ao equinócio da primavera cair no dia 21 de março e for sábado, o domingo de Páscoa será no dia 22 de março. Entretanto, se a primeira lua cheia, isto é, o 14o dia após o equinócio da primavera for 29 dias, depois do 21 de março, o domingo de Páscoa só poderá ser 25 de abril, isto é, o mais tarde possível. Como o primeiro dia da lua nova, antes de 21 de março se situa necessariamente, entre 08 de março e 05 de abril, a Páscoa só pode cair entre 22 de março e 25 de abril.
O domingo de carnaval cairá sempre no 7o domingo que antecede ao domingo de Páscoa.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

LIGA APROVA MUDANÇAS NO REGULAMENTO...


Liga aprova mudanças no regulamento do Grupo Especial para o Carnaval 2010
Ramiro Costa
Carnavalesco 02/09/2009 22:34
Em plenária realizada na noite desta quarta-feira, na sede da Liga Independente das Escolas de Samba, no Centro do Rio, os presidentes das doze agremiações aprovaram mudanças no regulamento do desfile do Grupo Especial para o Carnaval 2010. A principal novidade é o aumento no número de jurados, que passam de 40 para 50 julgadores, a criação de mais um módulo de julgamento, e a nota mínima passando de 7 para 8. A maior e menor nota de cada quesito vão ser descartadas.
O novo módulo de jurados ficará instalado entre os antigos módulos dois, que vai sofrer um recuo, e o três, que fica perto do segundo box da bateria, entre os setores 9 e 11 das arquibancadas do Sambódromo.
O presidente da Liesa, Jorge Castanheira, comentou sobre o acréscimo no número de jurados e o novo módulo. "Agora, ele (jurado) não saberá se a nota dada vai ser decisiva para o julgamento. Tem jurado que julga de maneira mais pesada e com essa mudança, nós vamos corrigir possíveis distorções e se não der certo podemos mudar para o outro carnaval", afirmou o dirigente.
Confira outras mudanças aprovadas na Liesa:
- Cada escola poderá usar seis elementos coreógraficos (tripés) com até duas pessoas em cima - eles vão poder ser motorizados e/ou com rodas
- O número de componentes indicado pela Liga é de 2.500 até 4.000
- O número mínimo de carros continua com cinco alegorias e o máximo de oito. A Liesa sugere o número de sete.
- A Comissão de Frente poderá usar quantas pessoas desejar em cima do seu elemento coreográfico (tripé) - lembrando que a Liesa permite no máximo 15 pessoas na Comissão de Frente
- A bonificação extra de 0,1 (décimo) para quem se destacar em cada quesito foi rejeitada
- Continuam classificadas para o desfile do sábado das campeãs, as seis primeiras escolas colocadas no carnaval
- O número de jurados passa de 40 para 50
- Foi criado um novo módulo de julgamento, que ficará entre os antigos dois e três
- A nota mínima passou de 7 para 8
- A maior e menor nota de cada quesito vão ser descartadas
- A escola que não levar um número mínimo de 150 ritmistas, 70 baianas e apenas uma alegoria faltando no desfile das campeãs (quem desfilou com oito carros terá que apresentar pelo menos sete) será multada financeiramente.

fonte: http://www.sidneyrezende.com/noticia/54166+liga+aprova+mudancas+no+regulamento+do+grupo+especial+para+o+carnaval+2010

NOVO BLOG - GIOVANNA E MARQUINHOS!



SIGA OS PASSOS DO MELHOR CASAL DE MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA DO CARNAVAL!!!


GIOVANNA E MARQUINHOS



POEMA : CONSTANTINO E LUZIA
AMOR DO RIO DE JENEIRO

Homem de reflexão, de filosofia e aprofundamento. Mulher de Grande expressão, ação e desprendimento. Formam uma união do divino, cada um com sua magia. O Mestre Sala Constantino, e a Porta Bandeira Luzia.Homem de ver lá na frente, de vislumbrar a situação. Mulher forte do feminino, preparada pra dar a mão. Cheios de bondade e tino, sabem da própria poesia. O Mestre Sala Constantino, e a Porta Bandeira Luzia. Homem de consciência, comprometido com o lutar. Mulher de arte e Ciência, esta formada para somar. Estão convictos do destino, compromisso de harmonia. O Mestre Sala Constantino, e a Porta Bandeira Luzia.Homem da luta do povo, de estar em toda contribuição. Mulher do belo e do novo, e de forçar a transformação. Sem vacilo e sem desatino, para nunca haver heresia. O Mestre Sala Constantino, e a Porta Bandeira Luzia. Homem amigo camarada, Companheiro do Caminho. Mulher amiga consagrada, na disposição e no carinho. A Joana Dárc e o jacobino, dupla afinada na cantoria. O Mestre Sala Constantino, e a Porta Bandeira Luzia.Homem do Romantismo, da percussão e da modinha. Mulher de todo lenitismo, a Amiga, Senhora e Rainha. Como um par peregrino, cúmplices sem Ter mordomia. O Mestre Sala Constantino, e a Porta Bandeira Luzia. Homem firme construtor, da alma nobre sonhadora. Mulher de fibra e valor, Guerreira e empreendedora. Humanismo por figurino, garantido toda soberania. O Mestre Sala Constantino, e a Porta Bandeira Luzia. Homem todo trabalhador, sincero em toda a sua lida. Mulher da força do amor, a aliada sempre decidida. No aprendizado e no ensino, um do outro a alegria. O Mestre Sala Constantino, e a Porta Bandeira Luzia.

Mais Poderia ser O Mestre sala MARQUINHOS e a Porta Bandeira GIOVANNA!
Bem vindos a Unidos da Tijuca!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

DESFILE INESQUECÍVEL: UNIDOS DA TIJUCA 1999 "O DONO DA TERRA"


Campeã do Grupo A com 180 pontos
Escola subiu de grupo após o desfile

Data, Local e Ordem de desfile
6ª Escola de 13/02/99, Sábado
Passarela do Samba
Autor(es) do Enredo : Oswaldo Jardim
Carnavalesco(s) : Oswaldo Jardim
Presidente : Fernando Horta
Diretor de Carnaval: Vlaudemir Candimba
Diretor de Harmonia : Vlaudemir Candimba
1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Glayce Simpatia e Paulo Roberto
2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: N/D
Bateria: 200 Componentes sob o comando de Mestre Celinho
Contigente: N/D



SAMBA DE ENREDO

Autor(es)
Vicente das Neves, Carlinhos Melodia, Haroldo Pereira, Rono Maia e Alexandre
Puxador(es)
David do Pandeiro

Hoje a
TIJUCA canta,
Sacode e balança esta cidade
Viaja no conto do índio
O dono
da Terra, que felicidade
No cantar do Uirapuru
Nantas lendas pra contar
Sob as ordens de Rudá

Iara mandou, Jaci clarear
E seu caminho iluminar

Veja, o orvalho vem caindo
Cheiro das matas vem surgindo
Vou navegar meu rio, o mar
Mistérios que vou desvendar

Por essas matas verdejantes
Têm seres sobrenaturais
Mulheres metade serpentes
Curumins dançantes
E vi estranhos animais
Farturas encontrei, com as plantas conversei
Com as bênçãos de Rairu
Sentei pra meditar
Se a lua for minguante eu peço a proteção
Me deixa com as guerreiras festejar

Pedras preciosas quero me enfeitar
Encantar a índia com o meu olhar
Só Tupã sabia
Que eu não podia me apaixonar

Link para ouvir e baixar o samba ao vivo: http://www.4shared.com/file/57632662/5b9459c1/06_Unidos_da_Tijuca_1999_-_ao_vivo.html



FRAGMENTOS DE TEXTOS

"Mas em 1999 deu a volta por cima no Acesso A, fazendo um brilhante carnaval com um sambas-enredo considerado um dos mais bonitos de todos os tempos: “O dono
da Terra”, exaltando o índio brasileiro, sua cultura e lendas."
(Retirado do site da escola no link "A escola".)

"Em 1999, no Grupo de Acesso, a TIJUCA fez um desfile memorável, com o enredo O Dono da
Terra do carnavalesco Oswaldo Jardim, com um belo carnaval e um samba antológico, sendo reconduzida ao Grupo Especial."
(Retirado do site Wikipédia, a enciclopédia livre).

"O tempo não apagou da memória as lembranças e o brilho de um dos desfiles que marcaram ao passar pela Marquês de Sapucaí. Vamos reviver o que de mais marcante se deu nesta célebre apresentação do G.R.E.S UNIDOS DA TIJUCA.

O desfile campeão no Acesso A, veio pela 6ª Escola a desfilar numa noite de Sábado, mais precisamente em 13/02/1999. A proposta maior do Enredo era a de fazer menção à cultura, aos costumes indígenas e perpassar pelos encantos das matas do Brasil, remanescendo à época do Brasil colônia. Podemos concluir que de certa forma, tenha sido uma antecipação
da alusão aos 500 anos do descobrimento do Brasil, que viria a ser a temática dos desfiles do ano seguinte, entre as Escolas do Grupo Especial, do qual a UNIDOS DA TIJUCA participou, graças ao merecido título, decorrente de uma apresentação ímpar.

video do início do desfile :
http://www.youtube.com/watch?v=x5wzOpJZpe0

O nome do enredo, "O Dono da Terra", define claramente que a Escola intuía em mostrar, ou seja, o Brasil antes
da incultura européia, onde o Índio era o habitante e “dono” da “Terra Brazilis”, aspectos de um verdadeiro paraíso ecológico, matas virgens, nascentes, cachoeiras, rios, enfim. O enredo acabou traduzindo todo esplendor da fauna e flora brasileira, prescrevendo os costumes, crenças, mitos, sonhos e o instinto de preservação, mantido por várias Nações Indígenas, prova do respeito à Mãe Natureza. A mensagem do enredo pode com toda certeza servir como reflexão, acerca das condições sócio-ambientais na atualidade do nosso querido Brasil, que fora praticamente “tomado” dos Índios, pelos então colonizadores portugueses. Oswaldo Jardim(in memorian), inscreveu seu nome entre os grandes carnavalescos do carnaval brasileiro, desenvolvendo copiosamente este grande enredo, que era antes de mais nada, um convite a subir rio acima, solver toda a energia que emana da floresta, das matas, da terra, da água, do sol, e de todo ecossistema, atracar nas margens do rios que abrigam as tabas indígenas, adentrar no seio de uma Nação indígena, comprovar a extrema sabedoria que nossos ancestrais possuíam e que preservaram passando de geração em geração; frisando que nesta época viviam em perfeita harmonia com seus semelhantes, preservando o equilíbrio ambiental.

A plástica do enredo surpreendeu a muitos, que por si só condicionava o extremo uso da criatividade, muitas alegorias bonitas, reproduzindo o que de deslumbrante havia no habitat tropical e ainda era desconhecido do Velho Mundo, e mais tarde despertou a atenção e a cobiça pelas riquezas do lugar, alegorias que expressaram o grande talento do barracão tijucano, tanto que na respectiva ocasião, a Escola faturou os seguintes prêmios S@mbanet Grupo A: Melhor Alegoria(Tatu); Melhor Comissão de Frente; Melhor
Desfile; Melhor Destaque de Luxo (Borboleta Roxa)

video de esquenta da bateria:
http://www.youtube.com/watch?v=1sKe63C_U5U&feature=PlayList&p=3DEC837BEF82F75A&playnext=1&playnext_from=PL&index=38

O samba é um dos clássicos da Agremiação, figura entre as grandes composições do Borel, descritivo, contudo, com trechos de pura poesia, melodia agradável, um verdadeiro hino do carnaval brasileiro, considerado o melhor do ano 1999.
Concluímos esta abordagem, felicitando mais uma vez, a todos
da comunidade tijucana por nos ter presenteado com este inesquecível Desfile."

Texto retirado do site: http://www.tradicaodosamba.com.br/boletim%20do%20samba/BS_desfilesimortais.html


ELZA SOARES cantando O DONO DA TERRA....
http://www.4shared.com/file/26044811/6ae2d1ca/Unidos_da_Tijuca_99_-_Elza_Soares_Ao_Vivo.html

VEM AI....O NOVO SITE DA TIJUCA!!!