sexta-feira, 30 de outubro de 2009

UNIDOS DA TIJUCA E JUNINHO TITITI PROMOVEM FEIJOADA


30/10/09
Unidos da Tijuca e Juninho Tititi promovem feijoada - Fonte: Tijuca

A Unidos da Tijuca e o Tititi promovem no domingo, 8, a partir das 13h, na quadra da escola, a “6ª edição da Feijoada do Tititi”.

A festa terá a participação dos 12 intérpretes das Escolas de Samba do Grupo Especial e dos casais de mestres-salas e porta-bandeiras que serão embalados pela bateria Pura Cadência de Mestre Casagrande e do intérprete oficial da Tijuca, Bruno Ribas.

O show de abertura contará com a presença do grupo “A Turma do Estácio”, que apresenta o melhor do ‘samba de raiz’.

Horário: 13h
Ingresso: R$15 – camisa + feijoada
Local: Avenida Francisco Bicalho, 47 – Leopoldina
Contato: 2263-9679 ou Juninho: 9656-1651

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

CONHEÇA O A DUPLA DE COREOGRAFOS DA UNIDOS DA TIJUCA: SANDRYNI E ROBERTA

Perfil
Por Erick Rocha

Dizem que o carnaval não se faz sozinho. E no caso de Marcelo Sandryni e Roberta Nogueira essa máxima pode ser levada ao extremo. Amigos, sócios e irmãos por afinidade, os dois artistas mantém uma parceria desde 2004 quando resolveram brindar o mundo com a coreografia do original e majestoso carro do DNA – alegoria apresentada pela Escola de Samba Unidos da Tijuca, com concepção do carnavalesco Paulo Barros.

De lá pra cá muitos carnavais tiveram alegorias e alas com coreografias ou teatralizações assinadas por essa dupla de coreógrafos. Mas essa parceria começou a se desenhar no curso de dublagem para cinema e TV dos estúdios Herbert Richers. Alunos do curso, Roberta Nogueira e Marcelo Sandryni perceberam que estudando, ensaiando e contracenando juntos, os dois funcionavam bem e exploravam melhor seus talentos impares, mas que se casavam perfeitamente.
artisticamente a empresa de shows e eventos “Clube do Arrepio” e dançava em quase todas as Escolas de Samba do Rio de Janeiro, Roberta Nogueira, vinda de Minas Gerais, fixava residência no Rio, entrando para a empresa de shows, para o grupo de teatro “Corpus in cena“ e para a faculdade de dança Angel Vianna.

Quando, em 2004, Marcelo Sandryni foi convidado para assumir a coreografia das alegorias da Escola de Samba Unidos da Tijuca percebeu que precisava dividir a tarefa com alguém. E ninguém melhor para isso do que sua parceira de dublagem, teatro, shows e que se especializava em dança: Roberta Nogueira.

Pronto, a dupla estava formada. E junto com o carnavalesco Paulo Barros, Marcelo Sandryni e Roberta Nogueira poriam o resultado dessa parceria – o carro alegórico DNA – no jornal New York Times.

Aqui você terá a oportunidade de conferir o talento destes dois artistas, conhecer suas realizações, áreas de atuação e, se desejar, contratá-los para realizar o seu evento.

Navegue no site, deixe seu comentário no nosso blog ou entre em contato para maiores informações.
Imagem do Site

SITE: http://www.sandrynieroberta.com/index.html


BLOG:
http://blog.sandrynieroberta.com/

UNIDOS DA TIJUCA INICIA TEMPORADA DE ENSAIOS DE RUA NESTA QUINTA-FEIRA




Rio - A Unidos da Tijuca inicia sua temporada de ensaios de rua nesta quinta-feira, a partir das 20h, na Avenida Venezuela. Todos os segmentos da escola foram convocados para dar início a preparação do Carnaval 2010, que tem o enredo 'É Segredo!', do carnavalesco Paulo Barros.

Muito esperado pelos integrantes da escola e pelos curiosos que se deslocam de todos os cantos da cidade, o ensaio é marcado pela organização e animação da comunidade. A Unidos da Tijuca será a terceira escola a desfilar no Domingo de Carnaval. Os treinos serão realizados todas as quintas-feiras, às 20h, até o Carnaval. A concentração é em frente ao antigo barracão da Unidos da Tijuca. Informações pelo telefone 2263-9679.

FONTE:
http://odia.terra.com.br/portal/odianafolia/html/2009/10/unidos_da_tijuca_inicia_temporada_de_ensaios_de_rua_nesta_quinta_feira_43188.html

terça-feira, 27 de outubro de 2009

UNIDOS DA TIJUCA PROMOVE WORKSHOP PARA BANDA SUIÇA

Unidos da Tijuca promove workshop para banda suíça
Redação SRZD - Carnavalesco Carnavalesco 23/10/2009 13:53
impressão Envie por e-mail RSS


A banda Trois Canards foi recebida na noite da última quinta-feira na quadra da Unidos da Tijuca, pela bateria de Mestre Casagrande, para um workshop.

O grupo participa do festival de Mardi Gras, também chamado de Carnaval em alguns países. Comemorado internacionalmente, a festa ocorre todo o ano nos Estados Unidos e em algumas cidades da Europa, como Friburgo, na Suiça - de onde origina o grupo. A banda, composta por 36 músicos, aprendeu com os componentes da bateria da Tijuca como funciona cada instrumento. A aula teve duração de 1 hora e os "alunos" esforçaram-se para ‘pegar’ o ritmo que embala e encanta tanta gente.

Os músicos saíram da quadra da Tijuca prometendo voltar e com a certeza de que o Mardi Gras nunca mais será o mesmo.


SITE:http://www.sidneyrezende.com/noticia/61397+unidos+da+tijuca+promove+workshop+para+banda+suica

UNIDOS DA TIJUCA TEM NOVA PORTA-BANDEIRA

Unidos da Tijuca tem nova porta-bandeira
TUDO DE SAMBA - Por

Divulgação
Patrícia recebeu a bandeira das mão do presidente Fernando Horta Sandro Avelar e Patrícia Cristina, ex-Unidos do Viradouro, formam o novo segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira da Unidos da Tijuca.

Patrícia teve passagens também pela Estácio e Cubango. Ela substitui Thayanne Rodrigues, afastada da escola dias após ter registrado queixa de agressão, na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, contra Marquinhos, primeiro mestre-sala da escola. Sandro Avelar era o antigo mestre-sala de Thayanne.

SITE: TUDO DE SAMBA

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

TIUQUINHA DO BOREL ENSAIO E INSCRIÇÕES NESTE DOMINGO DIA 25/10



Inicia neste próximo domingo dia 25 de Outubro, as 15hs,o Ensaio e as Inscrições Para Desfilar na Tijuquinha do Borel - Quadra da Leopoldina, Próximo a Rodoviaria; Rua Francisco Bicalho 47


ENSAIO DA TIJUQUINHA DIA 25/10/2009- QUADRA DA LEOPOLDINA-
AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS
TIJUQUINHA DO BOREL QUADRA DA LEOPOLDINA PERTO DA RODOVIÁRIA.

NO MUNDO DO FAZ DE CONTAS A TIJUQUINHA VAI AO CÉU


Pesquisa: Elidio Fernandes Junior e Luciano Silva dos Santos
Roteiro: Claudio Rocha de Jesus e Luciano Silva dos Santos e Rodrigo Oliveira


O céu é o grande mistério da criança: como pode esse imenso mar voador se esconder nas asas de um universo? E, então, me recuso a esquecer meu pequeno grande sonho de criança. Onde meu queijo é lua e me lambuzo em nuvens de algodão doce; onde sou super-homem combatendo os Ets; onde descubro as magias do universo... Mas hoje sou grande menino, porém jamais alguém sem imaginação....
“Sonhar com o Céu... Sonhar com o mar...
Sonhar com as estrelas a brilhar!
Sonhar com o Céu, com Jesus e Maria,
Saber que um dia eu chego lá!”
E é para viajar neste mar da imaginação infantil que a Tijuquinha do Borel convida a todos. Será uma viagem pelo imaginário, pelas brincadeiras, pelas estórias, pela mitologia e pela ciência que é apresentada a todos durante esta fase lúdica de nossas vidas.

ENSAIO DE QUADRA DA TIJUCA TODOS OS SÁBADOS A PARTIR DAS 23H



Com samba escolhido, Unidos da Tijuca realiza ensaio neste sábado

Rio - Após escolher seu samba, a Unidos da Tijuca realizá mais um ensaio neste sábado, no Clube dos Portuários. Ajudados pelo intérprete da escola, Bruno Ribas e pela bateria 'Pura Cadência' do Mestre Casagrande, a quadra da Tijuca começa a respirar Carnaval.

A partir das 23h, o primeiro casal de Mestre-sala e Porta-bandeira, Marquinhos e Giovanna e os demais participantes da escola se apresentam para o público. Antes, o grupo de Ivinho do Cavaco e sua Rapaziada, cantam o melhor do pagode e do samba.

Com o enredo 'É Segredo!', do carnavalesco Paulo Barros, a Tijuca será a terceira escola a desfilar no Domingo de Carnaval. A quadra fica na Avenida Francisco Bicalho, 47 – Leopoldina. Os ingressos custam R$10.

fonte: http://odia.terra.com.br/portal/odianafolia/html/2009/10/com_samba_escolhido_unidos_da_tijuca_realiza_ensaio_neste_sabado_42405.html

ENSAIO NA AVENIDA VENEZUELA COMEÇA DIA 29/10


Chegou a hora!

Ensaio na Av. Venezuela dia 29 de outubro.


Para todos os componentes e segmentos da escola Unidos da Tijuca as 20:00horas


Pedimos aos componentes que estejam de camisa ou camiseta, amarela ou azul.

TIJUCA SE PREPARA PARA GRAVÇÃO DO CD

Leia o que Grande Rio, Viradouro e Tijuca prepararam para gravações do CD
Isaac Ismar Carnavalesco 22/10/2009 00:08
impressão Envie por e-mail RSS

Grande Rio, Viradouro e Unidos da Tijuca já gravaram seus sambas-enredo para o CD do Grupo Especial do Carnaval 2010. A movimentação na Cidade do Samba começou antes das 9h desta quarta-feira. Ritmistas, integrantes da velha-guarda, baianas, diretores, carnavalescos e até torcedores de um dos sambas campeão compareceram ao complexo das fábricas de carnaval.

O clima, mais uma vez, foi de folia. Com a ideia da Liesa de voltar a fazer gravações ao vivo, os sambistas que estão participando dos registros das faixas ficam mais à vontade, quebrando a frieza do estúdio. A Grande Rio foi a primeira a gravar, às 9h. A junção das obras de Barbeirinho, Mingau, G.Martins, Arlindo Cruz, Emerson Dias, Levi Dutra, Carlos Sena, Chico da Vila, Da Lua, Isaac, Rafael Ribeiro e Juarez Pantoja ganhou a voz de Wantuir, cantor oficial da escola de Duque de Caxias.

- A Grande Rio fez uma festa bonita. A gravação ao vivo ficou com ambiente de quadra. Não esperava que a junção fosse ficar tão boa. O ouvido já está acostumado com a junção - disse Dudu Azevedo, diretor de harmonia da tricolor.

O coro da Grande Rio foi composto por integrantes da velha-guarda, compositores, baianas e ritmistas, totalizando 90 pessoas, com direito a bandeirinhas sendo agitadas. Mais de 50 integrantes da bateria deram ritmo ao samba-enredo "Das arquibancadas ao Camarote nº 1, um 'Grande Rio' de emoção, na Apoteose do seu coração". A escola alugou dois ônibus para levar seus sambistas à Cidade do Samba e serviu um café da manhã no local, confraternizando com a equipe de produção.

- Fizemos quatro paradinhas. Uma na cabeça, outras duas nos refrões e uma na parte do samba que faz a homenagem à Mangueira e ao Jamelão - contou Dudu.

Segunda agremiação a gravar, a Viradouro contou com 42 ritmistas. As 35 pessoas do coral da escola fazem parte da torcida do samba-enredo campeão "México, o paraíso das cores, sob o signo do Sol", que leva a assinatura de Floriano, Gustavo da Marbela e Sacadura Cabral.

Segundo um dos carnavalescos da vermelha-e-branca, Júnior Schall, a ideia de gravar o coro com pessoas que já têm familiaridade com o samba foi da comissão de carnaval.

- Talvez, para a baiana e para a velha-guarda fosse mais complicado cantar o samba, por isso decidimos contar com a torcida do samba vencedor, pois eles frequentaram a quadra durante todos os sábados do período de eliminatórias e já estão habituados com a obra - explicou Júnior.

Ainda de acordo o carnavalesco, Mestre Jorjão, o diretor de bateria da Viradouro, e Wander Pires, intérprete oficial, estão no momento de amadurecimento da obra. Na gravação, eles exploraram a sonoridade do samba.

- Tanto o Wander como o Jorjão aproveitaram a sonoridade do samba da Viradouro. O Wander mudou a melodia de algumas partes do samba para que ele ficasse ainda melhor. O nosso hino tem 'viagens' muito bonitas. Fizemos algo bem sutil com relação a paradinhas. Nada de grandes bossas - revelou o artista, que destacou também a troca de ideias entre Alceu Maia, responsável pelos arranjos da faixa da escola de Niterói, e os integrantes da sua comissão de carnaval.

E a Unidos da Tijuca, terceira e última escola do dia, finalizou seus trabalhos de gravação na Cidade do Samba já de noite. A agremiação contou com aproximadamente 80 pessoas no coro, entre baianas, diretores de harmonia, velha-guarda, passistas, cantores de apoio e componentes de alas para o registro do samba-enredo "É Segredo!", assinado por Julio Alves, Marcelo e Totonho.

Mestre Casagrande, diretor de bateria da azul-e-amarela, fez três paradinhas e um "brake", como ele mesmo definiu a pequena parada no ritmo em um trecho do samba.

- O arranjo foi do Alceu Maia. A gravação ficou com estilo de desfile e com a identidade da escola. Os 42 ritmistas foram para a Cidade do Samba ensaiados, por isso a bateria gravou rápido. Fiz o que desejava fazer. Todos ficaram satisfeitos. No estúdio não tínhamos tanta liberdade. As paradinhas são três. Uma na cabeça do samba, uma no refrão do meio e a última no refrão final. No fim da gravação, fechamos com um grito de 'Tijuca!' e 'Psiu', que é o segredo - adiantou Casagrande, que comandou 42 ritmistas.

As gravações seguem nesta quinta-feira com Mocidade, União da Ilha e Mangueira.

UNIDOS DA TIJUCA TEM NOVA SEGUNDA PORTA-BANDEIRA

Publicada em 21/10/09 às 23:29
Unidos da Tijuca tem nova segunda porta-bandeira
UNIDOS DA TIJUCA
Por Fábio Silva

Após o episódio da suposta agressão do mestre-sala Marquinhos a segunda porta-bandeira Thayanne Loureiro, a direção da Unidos da Tijuca resolveu, esta semana, afastar Thayanne do cargo.
Para ocupar a sua vaga, a escola contratou a porta-bandeira Patrícia Amaral (foto), ex-Estácio de Sá. Na agremiação do Borel, Patrícia formará par com o mestre-sala Sandro Avelar.
A apresentação do novo casal acontece neste sábado, durante o primeiro ensaio da escola com o samba de 2010 escolhido, na quadra do Clube dos Portuários.


fonte:http://www.galeriadosamba.com.br/V41/NI.asp

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

GRAVAÇÃO DO CD DO GRUPO ESPECIAL PARA 2010

Carnavalesco apresenta como funciona gravação do CD do Grupo Especial
Carolina Grimião Carnavalesco 21/10/2009 16:37
impressão Envie por e-mail RSS

O SRZD-Carnavalesco esteve presente na Cidade do Samba, na tarde desta quarta-feira, para acompanhar o processo de gravação do CD do Grupo Especial para o Carnaval 2010. Como funciona todo esquema:

Cada escola do Grupo Especial leva 40 ritmistas para Cidade do Samba. O palco possui tratamento acústico. De um lado, a bateria posiciona os repiques e caixas, os instrumentos de marcação ficam no fim do palco. Tamborins, chocalhos, agogôs e cuícas na frente, junto com o intérprete, além do cavaco. O cantor faz a voz guia. O CD do Grupo Especial deve estar nas lojas, a partir do dia 25 de novembro.

- Deixamos a criação dos sambas na responsabilidade das escolas. Sem nenhuma interferência da nossa parte. Temos a pretensão de levar para o grande público um disco ao vivo com toda parte harmônica do samba bem trabalhadada. Na parte da bateria, nós estamos explorando todos os ritmistas e naipes. Rende muito mais que uma gravação no estúdio - disse Laíla, produtor do disco e diretor de carnaval da Beija-Flor.

O coro é composto por mais de 50 pessoas. Algumas ficam no palco e outras no pátio da Cidade do Samba. Em alguns momentos, os produtores pedem ênfase nos refrões para os integrantes, que ouvem a voz guia, gravada pelo intérprete, e cantam o samba.

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) está filmando todo o processo. O tom da gravação é exatamente de uma quadra de escola de samba. Após a gravação, os produtores colocaram para tocar o samba. Cada agremiação leva quatro horas para gravar. No estúdio, os intérpretes vão colocar o grito de guerra e a voz definitiva.

Segundo Mário Jorge, produtor do disco, a gravação do CD de 2010 ganhou um novo ânimo. - Temos um staff maior e podemos gravar todas peças (instrumentos) juntas. No estúdio, primeiro entrava o surdo de marcação e depois os demais naipes. Perdíamos um certo tempo. Agora, a captação é mais compacta, fica a cara da escola. Temos microfones específicos para os naipes - afirmou.

Perguntado sobre a principal diferença da gravação realizada ao vivo em 1995 e a feita na Cidade do Samba para 2009, Mário Jorge destacou o nível dos ritmistas. - A evolução musicalmente e de comportamento dos ritmistas é a principal diferença. Essa mudança é fruto da competição, que trouxe mais ensaio para bateria. A garotada vem com senso de responsabilidade, buscando seu espaço e valor - contou.
FONTE:http://www.sidneyrezende.com/noticia/61133+carnavalesco+apresenta+como+funciona+gravacao+do+cd+do+grupo+especial

TIJUQUINHA DO BOREL DÁ INÍCIO AOS SEUS ENSAIOS RUMO AO CARNAVAL 2010



UNIDOS DA TIJUCA
Por Fábio Silva
A escola de samba mirim Tijuquinha do Borel, começa seus ensaios rumo ao Carnaval 2010 neste domingo, dia 25.

Para quem deseja desfilar, as inscrições estarão abertas neste domingo na quadra da Unidos da Tijuca. Os responsáveis devem levar foto, cópia da certidão de nascimento e comprovante escolar, entre 15h e 18h.

A Tijuquinha do Borel, levará para a Sapucaí, o enredo "No mundo do faz de contas a Tijuquinha vai ao céu", do carnavalesco Luciano Santos.
O ensaio tem início às 15h e termina às 18h.

A quadra da Unidos da Tijuca fica na avenida Francisco Bicalho, 47 - Leopoldina

FONTE: http://www.galeriadosamba.com.br/V41/NI.asp?NRPQM91

terça-feira, 20 de outubro de 2009

TIJUCA ALTERA LETRA DO SAMBA-ENREDO


Tijuca altera letra do samba-enredo; escute versão na voz de Bruno Ribas
Redação SRZD-Carnavalesco Carnavalesco 20/10/2009 20:39
impressão Envie por e-mail RSS
--------------------------------------------------------------------------------
A Unidos da Tijuca modificou sua letra do samba-enredo para o carnaval de 2010. A obra dos compositores Julio Alvez, Marcelo e Totonho sofreu algumas alterações. A principal delas foi no refrão principal: Me chamou eu vou além/ Eu sou Tijuca, vou assumir foram substituídos por Sou Tijuca, vou além/ O seu olhar, vou iludir.

Segue o Link: http://www.4shared.com/file/142308661/b6bb1a63/UNIDOS_DA_TIJUCA_2010_BRUNO_RI.html
Compositores: Julio Alvez, Marcelo e Totonho

DESVENDAR ESSE MISTÉRIO
É CASO SÉRIO, QUEM SE ARRISCA A PROCURAR
O DESCONHECIDO, NO TEMPO PERDIDO
AQUELE PERGAMINHO MILENAR
SÃO CINZAS NA POEIRA DA MEMÓRIA
E BRINCAM COM A IMAGINAÇÃO
UNIDOS DA TIJUCA, NÃO É SEGREDO EU AMAR VOCÊ
DECIFRAR, ISSO EU NÃO SEI DIZER
SÃO COISAS DO MEU CORAÇÃO

EU QUERO VER ESSE LUGAR
QUE O PRÓPRIO TEMPO ACABOU DE ESQUECER
MEU DEUS, POR ONDE VOU PROCURAR
SERÁ QUE ALGUÉM PODE ME RESPONDER

QUEM SOME NA MULTIDÃO
ESCONDE A SUA VERDADE
IMAGINAÇÃO, O HERÓI JAMAIS REVELA A IDENTIDADE
SERÁ O MASCARADO
NESSE BAILADO UM FOLIÃO?
A SENHA, O SEGREDO DA VIDA
A CHAVE PERDIDA É O "X" DA QUESTÃO
CUIDADO, O QUE SE VÊ PODE NÃO SER... SERÁ?
AO ENTENDER É MELHOR REVELAR
NO SONHO DO MEU CARNAVAL
PARE PRA PENSAR, VAI SE TRANSFORMAR
OU ESCONDER ATÉ O FINAL?

É SEGREDO, NÃO CONTO A NINGUÉM
SOU TIJUCA, VOU ALÉM
O SEU OLHAR, VOU ILUDIR
A TENTAÇÃO É DESCOBRIR


fonte:http://www.sidneyrezende.com/noticia/61026+tijuca+altera+letra+do+samba+enredo;+escute+versao+na+voz+de+bruno+ribas

UNIDOS DA TIJUCA REVELA SEGREDO E CONSAGRA O SAMBA DO JÚLIO ALVES







Unidos da Tijuca revela segredo e consagra Júlio Alves tricampeão
Guilherme Marques Carnavalesco 18/10/2009 06:46
impressão Envie por e-mail RSS

O enredo "É segredo" na Unidos da Tijuca. Mas o samba que irá representar a escola no Carnaval de 2010 não é mais. Isso porque Júlio Alves, Marcelinho e Totonho "assumiram" a autoria da obra que vai embalar a amarelo-ouro e azul-pavão do Boréu na Avenida. O anúncio do samba campeão saiu já na manhã deste domingo, por volta das 6h40.
Mesmo sem a presença da rainha de bateria, Adriane Galisteu, a festa foi grande na quadra da escola. Segunda parceria a se apresentar, Júlio Alves, Marcelinho e Totonho deram um verdadeiro show, com criatividade e irreverência na apresentação da sua obra. Extasiado com o tricampeonato, Júlio desabafou.

- A sensação é de ter um filho, de nascer de novo. É uma satisfação muito grande botar mais uma vez um samba aqui na Tijuca - disse, emocionado, ao mesmo tempo em que abraçava o carnavalesco Paulo Barros - eu sou fã do Paulo - complementou.

Com a voz firme de Luizinho Andanças, o samba embalou a quadra e começou arrasador. De fácil entendimento e bem ritmada, a melodia pegou rápido entre os presentes, além de ter encaixado bem com a bateria. A criatividade ficou por conta de alguns personagens como Batman, Super-homem, Homem-aranha e Mulher-maravilha sobre caixas coloridas, todos usando máscaras, o que exemplificava o trecho em que diz "o herói jamais revela a identidade".

Muitos balões davam a impressão de que a quadra estava ainda mais cheia com a torcida do samba. Alguns integrantes inclusive se utilizaram de uma técnica bem criativa - um coração que era formado por diversas partes separadas e que, juntas, formavam o escrito "Unidos da Tijuca, não é segredo eu amar você".

Apesar da ótima apresentação, o resultado parece não ter sido tão fácil de decidir. O conselho da escola demorou quase uma hora para sair com a resposta. Talvez por conta da boa apresentação também da primeira obra, da autoria de Beto Savanna, Daniel D´Almeida, Telmo Augusto e Andre Kbça.

http://www.youtube.com/watch?v=KEIbUtOp844

A torcida do grupo cantou bastante no começo e parecia bem animada. Mesmo perdendo um pouco de fôlego quando ficou sem a bateria, o samba passou bem. Intérprete da parceria, Wantuir não compareceu, pois estava em Caxias, onde foi anunciado também o samba vencedor da Grande Rio. Já a terceira parceria não foi bem. Com a quadra já praticamente vazia, dava para ver componentes dispersos e pouca animação.

Para o Carnaval de 2010, o carnavalesco Paulo Barros, que volta à escola após três anos longe (passou por Viradouro dois anos, e Vila Isabel), faz jus ao enredo e não revela o que pretende usar na Avenida. Mesmo assim, ele contou como está o processo de realização do carnaval da Tijuca.

- O trabalho de barracão está bem adiantado, acho que vamos acabar cedo esse ano. É um trabalho bem administrado, com o Fernando Horta dando todas as condições para um bom carnaval. Mas o desfile é segredo. O conceito do enredo é segredo - disse o carnavalesco, que avaliou sua passagem por outras escolas como uma forma de ganhar maturidade e experiência.

Entrosado nas palavras com Paulo Barros estava o diretor de carnaval Ricardo Fernandes. Para ele, trabalhar com o carnavalesco é uma satisfação, pois representa a amizade entre os dois. "A Tijuca é uma escola de ousadia, assim como o trabalho do Paulo", disse. O diretor comentou como está sua impressão e seus trabalhos na escola até aqui.

- Quando eu cheguei, já encontrei uma escola muito alinhada. Agora, nos ensaios, com o samba oficial, é que vamos ver o que falta e acertar os detalhes - afirmou.

Para o presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, a volta de Paulo Barros e de Ricardo Fernandes à escola é boa e pode render bons frutos. Quanto ao carnavalesco, Horta acredita que ele esteja vivendo sua melhor fase da carreira.

- A Tijuca já vinha em vanguarda. Mas o Paulo Barros deu uma cara nova em sua primeira passagem aqui. Foi interessante essa volta, porque ele se sente bem aqui. Acho que essa é a melhor fase dele - disse o presidente, que contou que o investimento para o carnaval deverá ser "muito grande". Cerca de 3.500 fantasias serão distribuídas à comunidade.

Fernando Horta revelou ao SRZD-Carnavalesco como está a situação do mestre Odilon. O presidente confirmou que há uma negociação, mas nada certo ainda. Odilon deixou o comando da bateria da Grande Rio logo após o desfile deste ano.

- Estamos conversando. Ele ainda está se recuperando de um problema de saúde, mas ficamos de conversar depois da escolha do nosso samba. Ele faria uma assessoria, um auxílio ao Casagrande - mestre da bateria Pura Cadência.
fonte:
http://www.sidneyrezende.com/noticia/60637+unidos+da+tijuca+revela+segredo+e+consagra+julio+alves+tricampeao

Análise dos sambas da Unidos da Tijuca

Eugênio Leal
--------------------------------------------------------------------------------
Análise dos sambas da Unidos da Tijuca
Eugênio Leal Eugênio Leal 17/10/2009 21:35
impressão Envie por e-mail RSS Comente essa notícia

Sem segredos
Pelo menos em sua disputa de samba a Unidos da Tijuca não tem segredo: os três finalistas têm condição de representar a escola na avenida. Basta escolher o estilo que a agremiação pretende cantar na pista. Não há obras primas na final, mas sambas que mantém o nível dos últimos carnavais tijucanos.
É um bom tema e deve gerar um desfile interessante, mas dificulta o trabalho do compositor que não pode revelar o que estará sendo mostrado na avenida. A maioria entendeu a necessidade de complementar uma informação visual que será revelada no carnaval. Isso limitou bastante a criatividade dos poetas e gerou letras bem parecidas.
Henrique Badá,Serginho Machado, Leco da Alerj e Marquinho Marino

É o mais animado dos finalistas e tem neste fato sua principal virtude. Propõe um desfile mais vibrante. Tem boas idéias na letra que não são mantidas em toda a extensão da obra.

Julio Alves, Marcelo e Totonho

É a letra mais trabalhada da final e busca sair do lugar comum que o enredo impõe. A melodia é mais pesada, sem tanta "pegada", mas bonita.

Beto Savanna, Daniel D´almeida, Telmo Augusto e André Kbça

Aqui o destaque é a melodia sinuosa que não deixa o samba enjoar em momento algum, sempre saindo para uma solução diferente. Falta, entretanto, maior "explosão" nos refrões. A letra é apenas um complemento correto.

fonte:http://www.sidneyrezende.com/blog/eugenioleal

sábado, 17 de outubro de 2009

UNIDOS DA TIJUCA ESCOLHE SAMBA


Unidos da Tijuca escolhe samba
TUDO DE SAMBA - Por Simone Fernandes

Paulo Barros está de volta à escola depois de passagens pela Viradouro e pela Vila Isabel Com três parcerias finalistas, a Unidos da Tijuca define neste sábado o samba-enredo para 2010. A festa na quadra da escola começa às 20h, com apresentação de grupo de pagode. Em seguida, passistas, bateria e casais de mestre-sala e porta-bandeira fazem show para o público, ao som da bateria de mestre Casagrande e com Bruno Ribas cantando sambas que marcaram a história da escola. A apresentação dos sambas finalistas terá início à 1h. Por conta de compromissos em São Paulo, a rainha de bateria Adriane Galisteu não estará na quadra.

"É segredo!", de Paulo Barros, é o enredo da escola para o próximo Carnaval. A quadra da Tijuca fica Avenida Francisco Bicalho, 47, próximo à Rodoviária Novo Rio. A entrada custa R$ 20.




site: http://www.tudodesamba.com.br/conteudo.asp?id=3737

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

CORTE DE SAMBA DIA 03/10 - UNIDOS DA TIJUCA











ENSAIO E DISPUTA DE SAMBA.

A NOVA BOUTIQUE DA UNIDOS DA TIJUCA



A TIJUCA JÁ TEM UMA NOVA BOUTIQUE NA SUA QUADRA NOS PORTUÁRIOS - LÁ VOCÊ JÁ ENCONTRA A CAMISA DO ENREDO DE 2010 E MUITO MAIS!!!

sábado, 10 de outubro de 2009

DE OLHO NO BRASIL DE OLHO NA TIJUCA...

Estamos a uma semana da escolha do hino que vai nos acompanhar pelo menos por uns quatro meses e também pelo resto da história da nossa querida escola.

O Rio de Janeiro e o Brasil foram agraciados pela conquista na execução das Olimpíadas de 2016, um grande feito para nos cariocas amantes do samba e dos esportes, mas é do samba que quero falar agora em especial do que podemos esperar na grande festa de escolha do samba para o enredo desenvolvido pela cabeça talentosa do Paulo Barros. "É SEGREDO" e com este enredo nossa escola pretende reconquistar o caminho que vinha traçando e estava sendo um grande feito nos últimos anos de uma escola do grupo especial, que é voltar sempre ao desfile do sábado das campeãs do RJ, o que não aconteceu em 2009. O que teria motivado nossa escola neste último carnaval para isso acontecer? Teria sido o samba? As fantasias? Os carros? Os componentes? O que aconteceu com nossa escola? Bem isso eu não sei responder e se sei acho melhor deixar no passado e agora imaginar o que vem por ai. E vamos voltar ao samba em especial a origem do samba enredo.

Considera-se, também, como primeiro samba-enredo, o samba da Unidos da Tijuca de 1933, mas a obra não pode ser considerada um samba-enredo, pois não retratava um enredo, já que não havia enredo, mas, sim, um tema. O primeiro samba que fez a "trilha-sonora" de um desfile de uma escola de samba e que foi gravado foi o da Unidos da Tijuca de 1936 e em 1967, o samba-enredo da Mangueira fez sucesso por todo o Brasil, por isso, o primeiro álbum de samba-enredo que reunia todos os sambas do ano foi o de 1968, intitulado "Festival do Samba".

Pelos sambas finalistas deste ano, acho que os segredos da Tijuca para 2010 ficarão bem guardados até o dia do grande desfile de nossa escola que será a terceira de domingo. O samba enredo deve contar o enredo que a agremiação pretende mostrar na avenida durante seu desfile. Para que um samba seja considerado samba-enredo, o mesmo deve retratar o enredo da escola (não confundir enredo com tema). A ousadia do nosso carnavalesco pede que em 2010 o samba enredo seja uma espécie de fio condutor do enredo, mesmo assim ele nao perde sua importancia e sim faz com que ele seja muito mais especial, pois faz o compositor exercitar muito mais sua imaginação. E que fique bem claro ele não deve revelar todos os segredos, pois é isso que o enredo pede. Pois bem, nossos compositores seguiram ao pé da letra o pedido do carnavalesco e o que a sinopse indica e conseguiram assim criar sambas com uma característica um pouco fora do convencional, levando o espectador a se perguntar, o que vem por ai...? Pois essa será a tónica do desfile da Unidos da Tijuca para 2010!

Espero que seja feita a melhor escolha, por isso aqui não vou me pronunciar sobre letras e compositores que concorrem este ano para representar a escola na avenida, fica aqui somente a homenagem a estes atletas das composições e belos sambas que em fim veremos se sagrar
campeão no próximo sábado dia 17/10 na quadra da Tijuca no clube dos portuários.

Um Grande Abraço e Tudo De Samba Para Todos.

Claudio Rocha

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

RESTAM QUATRO SAMBAS NA UNIDOS DA TIJUCA



Por Ralph Guichard

A disputa de sambas-enredo vai ficando cada vez mais acirrada na Unidos da Tijuca, escola de samba do Grupo Especial carioca que vai falar do "segredo", no próximo Carnaval. Apenas quatro canções continuam na competição. São elas:

- Julio Alves, Marcelo e Totonho;
- Zezinho Professor, Luiz Intimidade, Robertinho do Verdum e Roudney;
- Henrique Badá, Serginho Machado, Leco da Alerj e Marquinho
Marino;
- Beto Savanna, Daniel D'Almeida, Telmo Augusto e André Kbça.

A próxima etapa acontece no sábado, dia 10 de outubro, na quadra da agremiação, que fica no Clube dos Portuários, situado na Avenida Francisco Bicalho, 47, em Santo Cristo.

fonte: http://www.oreporter.com/detalhes.php?id=11566

MEMÓRIA CARNAVALESCA - DESFILE DA TIJUCA 2005 - "ENTREI POR UM LADO E SAI PELO OUTRO...


" ENTROU POR UM LADO, SAIU PELO OUTRO... QUEM QUISER QUE INVENTE OUTRO"!


Resultado
2ª Colocada do Grupo Especial com 399,3 pontos

Data, Local e Ordem de Desfile
5ª Escola de 06/02/05, Domingo
Passarela do Samba

Autor(es) do Enredo
Paulo Barros

Carnavalesco(s)
Paulo Barros

Presidente
Fernando Horta

Diretor de Carnaval
Luis Carlos Bruno

Diretor de Harmonia
Almir Frutuoso

1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Lucinha e Bira

2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Carla e Leonardo

Bateria
Mestre Celinho

Contigente
N/D


SAMBA DE ENREDO

Autor(es)
Sérgio Alan, Jorge Remédio e Valtinho Jr.

Puxador(es)
Wantuir


Abro os portais da imaginação
Toda fantasia hoje é real
Me entrego ao delírio, luz, inspiração Carnaval...
A mente leva a locais surpreendentes
Na inocência, sou criança novamente
Com a Tijuca...
Viajo nessa emoção
Me torno aventureiro da ilusão

E desejo desvendar
Misteriosas civilizações
Cidades perdidas encontrar
Tesouros atraíram gerações

Quando se abrem as portas do medo
Bruxarias, vampiros, fantasmas da vida
Abraço a paz, me elevo à beleza
Purificar a alma é a saída
O homem pensou
Que o planeta era somente seu
Pro futuro ele projetou
Dominar a natureza que um dia o acolheu
Alerta pro mundo atual Imagem, terror irreal
Humanos dominado pelo mal

Entrei por um lado, saí pelo outro a cantar
E quem quiser invente outro lugar
O meu paraíso, local mais perfeito não há
Faço do Borel a Shangri-Lá








TEXTOS SOBRE O DESFILE

m 2005, apostando pra valer nas alegorias coreografadas que marcaram o desfile anterior, a Unidos da Tijuca realizou mais um carnaval brilhante com o enredo "Entrou por um Lado, Saiu pelo Outro... Quem quiser que Invente Outro!", e repetiu o vice-campeonato, perdendo para a Beija-Flor por apenas um mísero décimo.

Retirado de: Tradição do Samba.


Unidos da Tijuca apresenta desfile inovador na Sapucaí

A Unidos da Tijuca encerrou o quinto desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro, apresentando na avenida enredo sobre o imaginário. Seguindo a receita que lhe valeu o vice-campeonato ano passado, a escola utilizou muita critividade e inovações, como carros alegóricos com esculturas humanas e alas coreografadas. O abre-alas da escola contou com cerca de 240 destaques com guarda-chuvas que formavam diversas figuras em suas coreografias durante todo o desfile.
O carnavalesco Paulo Barros, Estandarte de Ouro como revelação em 2004, utilizou no desfile diversos personagens do imaginário, como Dom Quixote, Flinstones, a Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo, João e o Pé de Feijão, "Planeta dos Macacos" e até uma ala inspirada nos mortos-vivos do clipe "Thriller", de Michael Jackson. O carro alegórico do Mundo de Oz era formado por um homem de lata de 9 metros de altura, construído com milhares de panelas de metal, que depois serão doadas para a comunidade da escola.
A Unidos da Tijuca veio para a avenida com 4.000 componentes distribuídos em 27 alas e com 7 carros alegóricos. Além das coreografias humanas, outro carro apresentou uma inovação: uma estrutura "flutuante" feita a partir do trem de pouso de um avião, o que criou um efeito diferenciado e inédito em termos de carro alegórico na Marquês de Sapucaí.

Retirado de: UOL Noticias, sobre o carnaval de 2005

ESTANDARTES DE OURO

- Melhor Escola
- Melhor Enredo
- Melhor Interprete


"Melhor carro alegórico: UNIDOS DA TIJUCA (Abre-alas de Pavão)
Repetindo a fóruma que deu certo no ano anterior, a agremiação trouxe o símbolo da escola, o pavão, formado por quse 300 componentes coreografados com mandeiras, pompons e guarda-chuvas. O resultado foi uma alegoria viva, que entra para a história da escola pela beleza e simplicidade."

"Ala das baianas: UNIDOS DA TIJUCA
Surpreendendo pela leveza de suas saias, as baianas da Tijuca pareciam levitar na avenida. Com fantasias representando Atlântida, o Continente Perdido, as senhoras tijucanas evoluíram majestosamente."

ISSO É TIJUCA!!!!


SAMBA AO VIVO
http://www.4shared.com/file/57607771/aa3ad9ef/05_Unidos_da_Tijuca_2005_-_ao_vivo.html

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PRISCILA MOTA NO SAMBARAZZO


A Coreógrafa Priscila Mota da Comissão de Frente da Unidos da Tijuca, em um belíssimo ensaio para o site Tudo de Samba/Sambarazzo.

link: http://www.sambarazzo.com.br/

domingo, 4 de outubro de 2009

NOSSAS MAS (CARAS) DE CARNAVAL


Por Rodrigo da Costa Araujo

O carnaval é uma festa do disfarce, das muitas caras, do jogo e do avesso de nós mesmos. Tudo é simulação, engano, transformação.
Ninguém sabe sua origem ao certo porque muitos povos têm algo semelhante com os períodos em que os compromissos diários desaparecem e nos fantasiamos.
A palavra carnaval guarda na sua origem (carne + navalis), ou seja, festa da carne e barcas navais de onde se exibiam mulheres e homens nus cantando canções obscenas, convidando a todos para os prazeres da carne. Essa festa, registram as histórias gregas, consistiam em uma procissão com cantos e danças, procissão esta em que se escoltava um enorme falo, ao mesmo tempo que os participantes se apresentavam mascarados ou disfarçados de animais.
Tudo durava seis dias e além de levar a imagem de Dionísio, realizavam-se concursos de canções e representavam tragédias e dramas satíricos. Festas regadas ao vinho de Dionísio, orgias e invocações ao famoso deus com o auxílio de um daduco (condutor das tochas).
Esta confusão toda culminava em danças frenéticas ao som de flautas e instrumentos de corda, até que os participantes, em embriaguez e euforia, se deitassem por terra semidesfalecidos.
O fato é que, máscaras, carros e roupas extravagantes completam o sucesso da festa do deus fazendo escapar do dia-a-dia o peso dos compromissos, da mesmice, das regras que tomam conta de todos nós.
Diante dessas pistas, configuram-se ações e rituais de uma festa do deus da ruptura, chefe dos sátiros, das bacantes, protótipo do homem em seu entusiasmo revolucionário, símbolo da onipotência sexual (o falo como criador da natureza). Dionísio é, portanto, representação da libido, do élan vital, do impulso cego para a existência, da vontade de viver intensamente, de amar, de dançar, enfim, de celebrar doida e intensamente a vida e a natureza.
Essa seria uma festa poética, que guarda em si mistérios e transgressões, encantos e subtextos indecifrados da vida.
No Brasil, por conta de nossos colonizadores portugueses, herdamos o entrudo por volta do século XIX. Era uma batalha com armas e ovos de verdade, ou só a casca de verdade, ou só a casca contendo farinha ou gesso, luvas cheias de areia molhada, canecas de milho ou de feijão, vasilhas com grãos que se jogavam das janelas sobre quem passava na rua.
Um festa considerada porca e medonha pela igreja católica.
Durante o entrudo, os senhores deixavam seus escravos soltos, podiam se mascarar e batucar à vontade, formavam blocos e percorriam as ruas. Por volta de 1850, segundo Joel Rufino, os senhores e suas famílias reproduziam o hábito dos franceses do baile de máscaras, com orquestra e bebidas finas.
Assim, os escravos aprendiam novas formas de representar essa festa, de forma que também faziam desfiles de ruas, só que com carroças e cavalos enfeitados. Os senhores se organizavam em clubes para se diferenciarem dos blocos dos escravos.
Com o tempo, as confusões do entrudo foram perdendo sua força e saindo de moda. E o carnaval que temos hoje em dia, segundo Joel Rufino - pesquisador do folclore brasileiro - é filho, portanto, desses quatro folguedos: o entrudo, o bloco de negros, o baile de grã-finos e as sociedades.

FONTES DE CONSULTA:
PINHEIRO, Marlene Soares. Sob o signo do carnaval. São Paulo: ANNABLUME, 1995.
SANTOS, Joel Rufino dos. Histórias, Editora FTD.

FONTE:

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

SIM NÓS FAREMOS - PARABÉNS RIO DE JANEIRO


A UNIDOS DA TIJUCA PARABENIZA O RIO DE JANEIRO PELA CONQUISTA

Desentendimento na Tijuca


Carolina Grimião e Ramiro Costa Carnavalesco 01/10/2009 16:10
impressão Envie por e-mail RSS
A segunda porta-bandeira da Unidos da Tijuca, Thayanne Loureiro, acusa o primeiro mestre-sala da agremiação, Marcos Antônio Rodrigues, o Marquinhos, de tê-la agredido no ensaio do último sábado, na quadra da escola.
- Realmente houve a agressão, mas eu não quero falar nada. Quero apenas que a justiça resolva isso. Não sei como essa história foi parar na imprensa - disse Thayanne Loureiro, ao SRZD-Carnavalesco.
De acordo com Thayanne, o mestre-sala a teria agredido após uma discussão, mas não disse os motivos do desentendimento entre eles. A porta-bandeira registrou a ocorrência na Delegacia da Mulher, no Centro.
Sobre seu futuro, Thayanne ainda aguarda uma posição da escola: - Fui no barracão essa semana e me pediram para aguardar. Ainda não sei como as coisas vão ficar - disse.
Procurado pelo SRZD-Carnavalesco, Marquinhos não foi localizado para comentar o fato. O presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, disse que estava presente no ensaio, mas não teria visto a agressão.
- Eu não vi nada disso. Houve um atrito entre os dois, mas a agressão não aconteceu, foi um exagero. O rapaz [Marquinhos] não é agressivo. Ela fica na escola porque tem um contrato a cumprir - afirmou Horta.
fonte: SITE SRZD