domingo, 21 de novembro de 2010

C. DE FRENTE DA UNIDOS DA TIJUCA FEZ MAIS DE 200 CONTRATOS

FONTE: EXTRA ONLINE

Que o carnaval não se limita aos quatro dias de festa, todo mundo já sabe. Tem passista e bateria de escola em tudo que é evento, o ano todo. Mas a Unidos da Tijuca conseguiu um feito inédito: a comissão de frente de 2010 tem apresentações marcadas até junho de 2011. Até agora, a ala, que até então era pouco vista fora da Sapucaí, já fez mais de 200 contratos.

Para quem não se lembra do desfile, as integrantes apareciam de roupas trocadas em, no máximo dois segundos. A mágica garantiu à Tijuca o título de campeã do carnaval de 2011. Apresentado tantas e tantas vezes fora do carnaval, o truque permanece um mistério. A escola também faz segredo quanto aos valores faturados, mas um dos mais de 200 clientes revelou ter pagado R$ 30 mil.

Segredo: muitos ensaios

Se as quantias envolvidas não são divulgadas, a equipe técnica da comissão de frente conta qual é a receita por trás de tanto sucesso. São pelo menos três ensaios por semana. O resultado de tanto empenho pôde ser visto em grandes festas em todo o Brasil, como o Salão do Automóvel, em São Paulo; a Festa do Peão de Barretos, no interior paulista; o centenário da Companhia Docas do Rio de Janeiro; e no resort Club Med, no sul fluminense.

- No Salão do Automóvel, fizemos a performance 130 vezes, uma vez por hora nas duas semanas de evento. E não erramos uma vez sequer. Já estava no automático - diz a coreógrafa, Priscila Mota.

Da avenida até o pé do altar

Tantas negociações tiveram um começo bastante fora do comum. A primeira a contratar a comissão de frente da Unidos da Tijuca para um evento particular foi uma noiva. Ao sabor da escola, ela também faz mistério: não quer ter o nome divulgado, já que a apresentação é uma surpresa para todos os convidados. Só ela e o noivo estão sabendo. Quando algum curioso tenta descobrir o que haverá na festa, a noiva responde com o samba da Tijuca de 2010 na ponta da língua.

- Começo a cantar: "É segredo, não conto a ninguém" - diverte-se.

Quando foi à Cidade do Samba, no Centro, para contratar a escola, causou espanto com a escolha pela comissão de frente para sua festa.

- A moça que me atendeu não conseguiu entender que eu queria a comissão de frente. Ela achava que eu queria só a bateria. Ficou chocada - conta a noiva misteriosa.

Show para uma multinacional

Mesmo sem terem conhecimento da ideia inovadora desta noiva, os executivos da Renault tiveram a mesma ideia: trazer o carnaval da Unidos da Tijuca para um evento. No estande da multinacional, no Salão do Automóvel, a escola deu show, e não errou uma vez sequer.

- Assistimos ao desfile em um camarote. Todos elogiamos, e em uma conversa posterior, fomos unânimes em trazer a apresentação para o Salão. Quando descobrimos que havia esta possibilidade, ficamos contentes - diz o vice-presidente da empresa no Brasil, Alain Tissier, elogiando a performance do grupo em São Paulo: - Não erraram uma vez sequer. Nem quero saber o truque, é muito bonito de se ver e o público adorou.

Mais mistério para a folia de 2011

Dos 30 integrantes da comissão de frente que se apresentaram no último carnaval, 15 participam das apresentações em eventos fora da Sapucaí. E essa turma vai ter trabalhado dobrado, pois a escola já vai começar a ensaiar para a folia de 2011. O enredo para o próximo ano é "Esta noite levarei sua alma".
- Nossa missão é fazer ainda melhor no ano que vem. Mas não podemos adiantar detalhes sobre o desfile - faz mistério o presidente, Fernando Horta.

O carnavalesco Paulo Barros também não conta os segredos da próxima comissão de frente, mas garante que 2011 terá mais um carnaval de ousadia.

- Se não fosse para ousar, ficaria em casa - aponta o criativo.

Conciliação de carnavais

O clima entre os bailarinos da comissão de frente é de expectativa diante do que vem por aí.

- A maratona continua, pois temos, até agora, oito shows do show de 2010 marcados até o meio do ano que vem. E vamos ter que conciliar com o que vem por aí, no carnaval de 2011. É um grande desafio para a gente - afirma o coreógrafo Rodrigo Negri.

Manter o ineditismo do número, para a comissão, é um desafio.

- Virou um produto. A gente mantém a essência do segredo, mas estamos adaptando trilha e figurino, para ficar mais com a cara de cada público que estamos atendendo - conta Priscila.

Tanto trabalho criou grandes laços entre os 15 bailarinos e os dois coreógrafos da equipe.

- Somos uma grande família. Na hora de fazer festa e na hora de ensaiar, se apresentar - explica a coreógrafa.

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