domingo, 28 de junho de 2009

Galeria de Bambas da UNIDOS DA TIJUCA

O Entrevistado é Fernando Costa Diretor de Harmonia

1- Quando e como você começou seu trabalho com carnaval e com harmonia de escola de samba?
Resposta: Sempre freqüentei rodas de samba, mas fui levado por amigos para a Unidos da Tijuca em 1986 e me apaixonei pela escola, onde desfilei como componente e de onde só me afastei por dois anos, quando segundo, o presidente fui emprestado para o Salgueiro. Ingressei na harmonia da Unidos da Tijuca em 2000 a convite do presidente Fernando Horta, durante esse tempo também fiz parte da Bateria Pura Cadência por 3 anos.

2- Como é o processo de preparação da sua equipe? Com quantas pessoas você acha necessário para se trabalhar para se ter um bom andamento da escola e o que ou qual o perfil que deve ter uma pessoa que queira fazer parte da harmonia de sua escola?
Resposta: Ao longo do ano fazemos reuniões a fim de discutir os pontos fracos e fortes do desfile, assistimos vídeos e realizamos encontros para unir e confraternizar. Para a equipe de harmonia acho necessário 40 pessoas, fora às harmonias de ala, que também têm um papel importantíssimo; mas isso depende muito do que a escola vai apresentar na avenida. A primeira característica de uma boa harmonia é a lealdade, sem a confiança do diretor nenhum trabalho é possível. Acredito que uma boa harmonia deve estar disposta a enfrentar desafios e buscar exaustivamente o acerto sem perder a calma e o teor lúdico do trabalho. Responsabilidade, comprometimento e, sobretudo se despir de vaidade e enxergar-se como um elo da equipe também são características essenciais. Na harmonia não pode haver espaço para rachaduras, temos que ser uma corrente forte.
3- Harmonia é o perfeito entrosamento entre o ritmo e o canto, o que é mais difícil de se trabalhar nos componentes durante os ensaios e porquê?
Resposta: Quando a escola tem um bom samba, o ritmo e o canto fluem naturalmente. Se a comunidade abraçar o samba, mesmo que ele não seja o ideal, não há dificuldade também.Talvez a maior dificuldade seja fazer o componente lutar pelo samba e entender que a harmonia não é a vilã e sim um instrumento responsável pela disciplina; que deve zelar pelas regras do desfile. Infelizmente alguns poucos componentes esquecem-se de que ali a brincadeira deve ser conduzida de forma responsável. Quando há essa parceria, a harmonia e a evolução são perfeitas.
4- O carnaval de 2009 passou e a escola alcançou a 9ª colocação. Sabemos que a harmonia trabalhou muito bem para alcançar as melhores notas da Tijuca. O que você acha que faltou para um resultado geral melhor da escola?
Resposta: Do pesar da 9ª colocação a Unidos da Tijuca decidiu tirar sua força e reorganizar a escola. Embora a harmonia tenha alcançado boas notas sabemos de algumas falhas e logo após o carnaval começamos as reuniões para corrigi-las. Estamos, inclusive com inscrições abertas para o quadro de harmonia de ala e gostaria de pedir a aqueles que quiserem se juntar a nós e que se encaixarem nos pré-requisitos, que me procurem no barracão, de segunda a sexta, sempre no final da tarde. É importante que a comunidade não se atenha somente às críticas veladas, mas que também se movimente em prol da escola, seja com trabalho, disciplina nos ensaios ou sugestões.
5- Qual o recado você mandaria para os tijucanos quanto ao carnaval de 2010? O que podemos esperar do trabalho de vocês?
Resposta: Para 2010 estamos fortalecendo a escola e contamos com todos os tijucanos na luta pelo título tão esperado e merecido. A harmonia está mais unida, pronta para corrigir erros e melhorar os acertos e aberta a todos que desejarem se aproximar. Gostaria de aproveitar para parabenizar os componentes pelo show de garra e canto que deram na avenida em 2009, esse é o nosso caminho.

2 comentários:

  1. Parabéns a todos da agremiação pela excelente iniciativa! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho! Você certamente é um dos pilares para a conquista do título!

    Andre

    ResponderExcluir