quarta-feira, 5 de agosto de 2009

MARQUINHOS & GIOVANNA 1ª APRESENTAÇÃO NA QUADRA DA TIJUCA - A ARTE DE CORTEJAR



A elegância e a integração do casal somam pontos na apresentação
As escolas de samba surgiram no Rio de Janeiro, mas o carnaval foi trazido para o Brasil pelos portugueses na época da colonização.
Nos desfiles são apresentados vários elementos tradicionais, como a ala das baianas, a velha guarda, a bateria, carros alegóricos, porta-bandeira e mestre-sala, dentre outros.
O casal de porta-bandeira e mestre-sala se apresenta usando trajes que representam a nobreza do século XVIII, porém com o exagero dos enfeites.
Historicamente falando, o casal surgiu no período da colonização, quando a corte portuguesa realizava o entrudo nas casas grandes, as sedes das fazendas.
Registros mostram que durante as brincadeiras realizadas no entrudo, um casal de escravos, encantado com a festa, passou a acompanhar o movimento andando atrás do festejo, observando-o de longe.
Os casais dançavam elegantemente com roupas de gala, o que chamava a atenção dos escravos que os observavam.
Com o passar dos anos, os negros adotaram o entrudo como festa e, durante a mesma, o casal imitava seus senhores, os barões e baronesas, como motivo de gozação. A brincadeira agradava a todos, tornando-se uma tradição da festa, sendo mais tarde batizados como Porta-Bandeira e Mestre-Sala.
Durante os desfiles das escolas de sambas, os casais de Porta-Bandeira e Mestre-Sala fazem uma apresentação especial para os jurados, com o objetivo de atingir a nota máxima.
A avaliação é feita conforme a exibição do casal, que deve bailar suavemente ao ritmo do samba, fazendo os passos considerados obrigatórios, como meneios, giros, meias-voltas, mesuras e torneados. Além desses, o casal é avaliado pela harmonia entre ambos, a integração dos passos, o cortejo do homem, a proteção e cortesia que dá à sua dama e à bandeira da agremiação – que representa todo o pavilhão da escola de samba.
A avaliação vai também para a apresentação da porta-bandeira, que deve carregar o estandarte da escola sem deixá-lo enrolar ou bater em seu próprio corpo, com leveza, gracejo e correspondendo aos cortejos do mestre-sala.
As roupas do casal devem estar nas cores da escola, mas também adequadas para a apresentação, com acabamentos bem feitos e extremamente luxuosos. Devem também estar adequadas à apresentação, não impedindo os movimentos do casal. As penalidades ou perca de pontos ficam a critério da apresentação feita, onde o casal não pode ficar de costas um para o outro, no mesmo momento, deixar cair ou perder qualquer elemento da composição de suas roupas e adereços (chapéus, sapato, esplendor, bandeira), mesmo que acidentalmente.
Além do primeiro casal de porta-bandeira e mestre-sala, existem outros casais que se apresentam nos desfiles, com a mesma função. Eles servem para treinar outros componentes da escola, caso haja algum imprevisto, além de garantir o preparo das gerações futuras, garantindo a beleza e a qualidade da apresentação.
Muitos deles também cobrem as agendas do primeiro casal, quando são solicitados em festas e apresentações dentro ou fora do país, marcadas na mesma data.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola


Fonte: http://www.brasilescola.com/carnaval/porta-bandeira.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário