quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Galeria dos Grandes Presidentes: FERNANDO HORTA


COMO O SR. CHEGOU AO SAMBA?
Como cheguei ao samba... Não sei se cheguei ou se me colocaram. Há alguns anos atrás, entre 1984 e 1985, eu era comerciante da Tijuca e por influência de algumas pessoas que trabalhavam comigo eu comecei a participar da escola. Aí teve uma dessas pessoas, o Ivan, que me puxou pra agremiação, então comecei a participar da situação da escola e quando fui ver, já era presidente. Não era minha vontade, mas já estou envolvido com a Unidos da Tijuca desde 1984.
CONTE-NOS SOBRE ESTA PAIXÃO DE UM CIDADÃO PORTUGUÊS PELO SAMBA (EMBORA SAIBAMOS QUE ZÉ PEREIRA ERA LUZTTANO)?
Cheguei ao Brasil com 12 anos. Já era folião de carnaval. Sempre fui uma pessoa que gosta de construir e a Unidos da Tijuca é uma escola construída. Ela é a terceira escola de samba mais antiga do Brasil... Meu sonho é dar uma estrutura de quadra pra escola, e o nosso objetivo maior é ser campeão.
HÁ QUANTOS ANOS O SENHOR ESTÁ A FRENTE DA UNIDOS DA TIJUCA?
Na agremiação estou desde 1984, já como presidente desde 1987.
É FÁCIL ADMINISTRAR UMA ESCOLA DE SAMBA, PRINCIPALMENTE, DE COMUNIDADE?
É muito difícil, mas não é impossível senão não teria conseguido. Administrar uma escola de comunidade não é difícil, complicado mesmo, é administrar a parte financeira da escola. Nunca tivemos patrono, patrocínio, temos apenas parceiros.
QUAL O SEGREDO, PARA TRANSFORMAR UMA ESCOLA, OUTRORA, CONSIDERADA PEQUENA, PARA ESTA POTÊNCIA QUE MOSTRA SER A TIJUCA A CADA CARNAVAL?
É simples. Dedicação e você não viver do carnaval. Eu não vivo do carnaval, eu vivo para o carnaval, e ser honesto com as pessoas é fundamental, você vai adquirindo a confiança.
FALANDO UM POUCO DE PROJETOS SOCIAIS: A ESCOLA DESENVOLVE ALGUM PROJETO ATUALMENTE? CASO SIM: QUAIS? COM ALGUM PATROCÍNIO? QUAIS?
Diversos! A escola tem muitos projetos sociais. Nossa quadra lá no morro do Borel está com muitos projetos. Não temos patrocínio, e sim alguns parceiros. Temos um Centro de Cidadania que tem um CNPJ separado da escola, com cursos de informática, alfabetização, dança, consultório dentário e outras atividades. Temos parceria com os dentistas e com a FAETEC.
VOLTANDO A FALAR DE CARNAVAL: ESTAS MUDANÇAS QUE O SENHOR PROMOVEU? TEM MAIS ALGUMA NOVIDADE, VINDO POR AÍ?
As mudanças que promovi, eram necessárias. O presidente que tem objetivos e quer ser campeão do carnaval, vai mudando de acordo com as necessidades buscando fazer o melhor para escola.
E A VOLTA DO CARNAVALESCO PAULO BARROS?
Foi muito boa. Foi aqui que ele praticamente apareceu e se tornou hoje o carnavalesco que é. Foi bom pra de, eu acho que os dois saíram ganhando. Unidos da Tijuca ganha, e ele também.
O SENHOR ACHA QUE EXISTE ESTA IDENTIDADE DELE COM A ESCOLA?
Justamente. Foi aqui que ele mostrou a sua identidade e além de tudo, ele tem tranqüilidade e autonomia para trabalhar.
HOUVE MUITA ESPECULAÇÃO EM TORNO DA BATERIA, QUE O MESTRE ODILON VIRIA ASSUMIR! COMO ESTÁ ISTO? AINDA HAVERÁ MUDANÇAS NO COMANDO DA BATERIA?
Mudanças sempre são necessárias, qualquer evolução, e estamos pensando, não que a gente vá descartar o Casagrande que colocou uma bateria mais disciplinada e mais organizada e fez um bom trabalho na escola. A agremiação está justamente tentando trazer alguém para auxiliar, mas sem desmerecer o trabalho dele. A bateria precisa ter pessoas boas e ele é cria da Tijuca, praticamente nasceu dentro da escola. A idéia é formarmos uma comissão de bateria.
JÁ TEM ALGUMA NOVIDADE SOBRE O PRÓXIMO ENREDO? SURGIRAM ALGUMAS NOTÍCIAS QUE PROVAVELMENTE, SERÁ SOBRE O CIRQUE DE SOLEIL! É ISTO MESMO?
Não, estava tudo encaminhado, a Tijuca vinha trabalhando esse enredo há um ano, e tinha feito todos os acertos financeiros. Não foi a Tijuca quem os procurou, foram eles que nos procuraram, mas infelizmente na assinatura desse contrato, resolvi cancelar, pois a Tijuca não está a venda.
E A PAIXÃO VASCAÍNA?
Já vem desde o berço, não é? Eu já nasci Vasco da Gama!
O SENHOR AINDA PENSA EM SER PRESIDENTE DO CLUBE?
Já tive essa vontade, fui candidato em 1987, mas era muito jovem, porém essa vontade diminuiu bastante. Tenho que dar atenção a minha família e a mim mesmo! Hoje ainda têm muitos vVascaínos pedindo pra que eu seja candidato a presidente do Vasco .
CONTE-NOS UM POUCO COMO É O HOMEM FERNANDO HORTA? SABEMOS DAS SUAS QUALIDADES COMO UM BEM SUCEDIDO COMERCIANTE, UM GRANDE ADMINISTRADOR, HOMEM DE SENSIBILIDADE APURADA, APRECIADOR DE UM BOM CHARUTO, AMANTE DE OBRAS DE ARTE. MAS NOS CONTE: TENS ALGUM HOBBY? ALGUM ESPORTE PREFERIDO? COMIDA QUE MAIS GOSTA?
Eu em questão de gastronomia, gosto de comida caseira e comida pesada, sou do povo, gosto muito de feijão preto, bacalhau. Esporte, ultimamente não estou praticando nenhum, gostava de jogar futebol, era viciado em pesca amadora, gosto de jogar um buraco sem aposta, de um bom charuto, um bom vinho, whisky, entre outras coisas mais.
COMO ESTA SENDO ADMINISTRAR A NOVA PAIXÃO. A NETINHA?
É bom e espero que venham mais! Alguém tem que dar continuidade àaquilo que a gente construiu. Vou curtir bastante.
O SENHOR PODERIA DEIXAR UMA MENSAGEM PARA OS AMANTES DA UNIDOS DA TIJUCA?
Eu quero abraçá-los de cora¬ção mais uma vez, até porque todos sabem o nosso sofrimento tentando fazer melhor e peço desculpas por não ter conquistado um título ainda. O meu sonho é ser campeão, mas isso acontecerá...
E AOS LEITOTRES DA PASSARELA DO SAMBA:
Desejo boa sorte, que sejam felizes e tenham uma boa leitura. Esta revista é o veículo que faltava para mostrar a essência do samba. E a Unidos da Tijuca está de portas abertas para você.

Por Junior Jeremias
Fonte: Revista Passarela do Samba, Ed.05, Pág. 24/25
www.passarelladosamba.com.br
orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=90322663

Nenhum comentário:

Postar um comentário