terça-feira, 14 de julho de 2009

MEMÓRIA TIJUCANA - OSWALDO JARDIM O REI DA ESPUMA

Oswaldo Jardim. Conhecido como o Rei da Espuma, devido a sua habilidade de trabalhar com espuma na confecção de esculturas e adereços, Oswaldo era carnavalesco, ator, engenheiro e cenógrafo. Trabalhou como assistente de Arlindo Rodrigues na extinta TV Manchete. Apresentou concursos de fantasias no Hotel Glória na mesma emissora onde atuou 14 anos como cenógrafo.
Oswaldo estreou no Carnaval carioca em 1986 pela Estácio de Sá, com o enredo "Prata da Noite", uma homenagem a Grande Otelo. Teve passagens pelo Império Serrano em 1989 (com enredo em homenagem a Jorge Amado), Unidos do Jarezinho, Mangueira e Unidos de Vila Isabel. Porém, foi com a Unidos da Tijuca que Oswaldo Jardim mais se identificou. Na escola do Borel, ele assinou os desfiles de 1991, 92, 95, 98 e 99, quando a agremiação se sagrou campeã do Grupo de Acesso daquele ano.Oswaldo Jardim desenvolvia seus enredos em primeira pessoa, transformando seus temas em personagens de uma história. Em 2000, na Unidos de Vila Isabel, com o enredo "Eu sou índio, eu também sou imortal!", Oswaldo ganhou o Estandarte de Ouro como "Personalidade do Carnaval.
Unidos da Tijuca 1995 - "Os nove bravos do Guarani"
Na internet, cerca de 200 pessoas fazem parte da comunidade oficial do artista no Orkut. Acesse Oswaldo Jardim, o Rei da Espuma

Fonte: http://sambadeando.galeriadosamba.com.br/BL.asp?OPNNW1485

Nenhum comentário:

Postar um comentário