sábado, 10 de outubro de 2009

DE OLHO NO BRASIL DE OLHO NA TIJUCA...

Estamos a uma semana da escolha do hino que vai nos acompanhar pelo menos por uns quatro meses e também pelo resto da história da nossa querida escola.

O Rio de Janeiro e o Brasil foram agraciados pela conquista na execução das Olimpíadas de 2016, um grande feito para nos cariocas amantes do samba e dos esportes, mas é do samba que quero falar agora em especial do que podemos esperar na grande festa de escolha do samba para o enredo desenvolvido pela cabeça talentosa do Paulo Barros. "É SEGREDO" e com este enredo nossa escola pretende reconquistar o caminho que vinha traçando e estava sendo um grande feito nos últimos anos de uma escola do grupo especial, que é voltar sempre ao desfile do sábado das campeãs do RJ, o que não aconteceu em 2009. O que teria motivado nossa escola neste último carnaval para isso acontecer? Teria sido o samba? As fantasias? Os carros? Os componentes? O que aconteceu com nossa escola? Bem isso eu não sei responder e se sei acho melhor deixar no passado e agora imaginar o que vem por ai. E vamos voltar ao samba em especial a origem do samba enredo.

Considera-se, também, como primeiro samba-enredo, o samba da Unidos da Tijuca de 1933, mas a obra não pode ser considerada um samba-enredo, pois não retratava um enredo, já que não havia enredo, mas, sim, um tema. O primeiro samba que fez a "trilha-sonora" de um desfile de uma escola de samba e que foi gravado foi o da Unidos da Tijuca de 1936 e em 1967, o samba-enredo da Mangueira fez sucesso por todo o Brasil, por isso, o primeiro álbum de samba-enredo que reunia todos os sambas do ano foi o de 1968, intitulado "Festival do Samba".

Pelos sambas finalistas deste ano, acho que os segredos da Tijuca para 2010 ficarão bem guardados até o dia do grande desfile de nossa escola que será a terceira de domingo. O samba enredo deve contar o enredo que a agremiação pretende mostrar na avenida durante seu desfile. Para que um samba seja considerado samba-enredo, o mesmo deve retratar o enredo da escola (não confundir enredo com tema). A ousadia do nosso carnavalesco pede que em 2010 o samba enredo seja uma espécie de fio condutor do enredo, mesmo assim ele nao perde sua importancia e sim faz com que ele seja muito mais especial, pois faz o compositor exercitar muito mais sua imaginação. E que fique bem claro ele não deve revelar todos os segredos, pois é isso que o enredo pede. Pois bem, nossos compositores seguiram ao pé da letra o pedido do carnavalesco e o que a sinopse indica e conseguiram assim criar sambas com uma característica um pouco fora do convencional, levando o espectador a se perguntar, o que vem por ai...? Pois essa será a tónica do desfile da Unidos da Tijuca para 2010!

Espero que seja feita a melhor escolha, por isso aqui não vou me pronunciar sobre letras e compositores que concorrem este ano para representar a escola na avenida, fica aqui somente a homenagem a estes atletas das composições e belos sambas que em fim veremos se sagrar
campeão no próximo sábado dia 17/10 na quadra da Tijuca no clube dos portuários.

Um Grande Abraço e Tudo De Samba Para Todos.

Claudio Rocha

Um comentário: