quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Paulo Barros surpreende até em festa de protótipos


TUDO DE SAMBA - Por Alice Fernandes e Simone Fernandes
Em - 18/08/2010 15:05

Show de bom gosto, irreverência e criatividade. Assim foi o evento que a Unidos da Tijuca fez na noite desta terça-feira, 17, no barracão da escola para apresentar as fantasias criadas por Paulo Barros para o desfile de 2011, quando a atual campeã do Carnaval levará à Avenida o enredo "Esta noite levarei sua alma".

Para tentar o bicampeonato no ano que vem, o carnavalesco repetiu a fórmula deste ano, com fantasias de bom gosto e uma mistura de luxo e irreverência. E, como gosta de fugir do convencional, Paulo Barros brindou os convidados com um verdadeiro espetáculo para mostrar suas criações que vão, no dia do desfile, levar o público a uma viagem repleta de imagens que despertaram diversas sensações nas telas do cinema.

Coube a Marcelo Sandrini, coreógrafo de alas e carros, e que trabalha com Barros há anos, o papel de apresentador da festa. Suspenso no ar por mais de uma hora e meia - tempo de duração do desfile das fantasias - pelos cabos dos equipamentos que servem para transportar esculturas e outras peças das alegorias, Sandrini interpretou Caronte, o Barqueiro da Morte, narrador do enredo, personagem também presente na logo do enredo. Com texto muito bem construído e ótima interpretação com tiradas cômicas que arrancaram gargalhadas, o coreógrafo foi cativando o público e deixando claro, de cara, que o enredo de Paulo Barros, ao contrário do que muitos imaginavam, nada tem de macabro.
Ao som de uma trilha sonora perfeita e, após a exibição de trechos de filmes, clássicos ou não, os "modelos" que vestiram as fantasias surgiam do meio do imenso telão que foi instalado no primeiro andar do barracão, onde são construídas as alegorias. Mas isso tudo depois de ritmista e passistas terem aberto a apresentação com fantasias de lanterninhas, exatamente como os segmentos estarão fantasiados no Domingo de Carnaval.

À medida que as fantasias surgiam, a reação dos presentes era de aplausos, de aprovação. Personagens marcantes de filmes como "A missão", "O último samurai", "Transformers", "Stargate" e "Guerra nas Estrelas" foram os primeiros a ser apresentados. E para dar uma melhor noção de conjunto, Paulo Barros, em vez de apresentar uma única fantasia da mesma ala, reproduziu 10. Também teve Robin Hood, Peter Pan, Indiana Jones, fantasias inspiradas no filme de animação "A fuga das galinhas", a de "Priscila, a rainha do deserto", "A múmia", além do palhaço de "It". A entrada do componente que usava a fantasia inspirada no filme "A noiva cadáver", fazendo mímica da música "Abandonada por você", de Michael Sullivan e Paulo Sérgio Valle, e gravada por Fafá de Belém, foi aplaudidíssima, assim como o a do componente que se apresentou saindo da boca de tubarão, numa referência ao clássico de Steven Spielberg, e a do dinossauro de "Jurassic Park". Mas no desfile da Tijuca personagens de filmes brasileiros também vão ter vez. "Lampião e Maria Bonita", "Carlota Joaquina", "Quilombo", trechos do documentário "Jango", que mostram os protestos da ditadura militar, também inspiraram o carnavalesco na criação das fantasias. José Molica Marins, o Zé do Caixão, diretor e protagonista de "À meia-noite levarei sua alma", também será lembrado no desfile por sua obra lançada na década de 60. A fantasia da ala que vai representar o filme é um imenso caixão.
- Escolhi personagens dos filmes para contar a história. Nem todos os filmes que me inspiraram eu tinha assistido. Termino o desfile com o cinema brasileiro para mostrar que com a coragem e o jeito do nosso povo, o Barqueiro da Morte não vai conseguir levar a alma de ninguém daqui.

As fantasias de Paulo Barros para tentar chegar à vitória no ano que vem só serão conhecidas do grande público no dia do desfile. Fotos da noite de entretenimento de qualidade que o carnavalesco e sua equipe proporcionaram aos convidados foram terminantemente proibidas.



Fonte: http://www.tudodesamba.com.br/conteudo.asp?id=4612

Um comentário:

  1. APROVEITANDO ESTE SITE: MANDO UM BELO RECADO PARA UM PRINCIPIANTE: PAULO. SERIA MAIS BONITO DE SUA PARTE PARABENIZAR A CAMPEÃO, PARE E ANALIZE QUEM LEVOU UMA BOFETADA DE LUVA DE PELICA, PELA IRONIA FOI O PROPRIO CARNAVALESCO.
    VC AINDA TEM MUITO APRENDER...COISA FEIA. SIGA O EMRREDO DE SUA ESCOLA
    TA COM MEDO DE QUE.
    A CASA CAIU.
    PARE!
    FAZ O POVO GARGALHAR
    APAGUE A LUZ.

    ResponderExcluir