quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Peões de Barretos caem no samba com a Tijuca

Isaac Ismar Carnavalesco 04/08/2010 03h12

Terminou em samba o encontro entre alguns integrantes da Unidos da Tijuca e os peões de Barretos. O evento foi realizado nesta terça-feira no barracão da campeã do Grupo Especial, na Cidade do Samba. A agremiação é uma das atrações da 55ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. O grande momento da atração, no dia 20 de agosto, será a apresentação da comissão de frente com seu ilusionismo das trocas de roupa relâmpago que encantou a Marquês de Sapucaí.

Mas a exibição não terminará por aí, já que aproximadamente 400 pessoas, entre componentes das Unidos da Tijuca e das escolas de samba de Barretos, vestirão fantasias. E para que tudo dê certo e a festa seja um sucesso, dois coreógrafos irão até Barretos uma semana antes do evento para ensaiar o grupo. O desfile acontecerá em uma arena enfeitada com tapetes ornamentados feitos pelos organizadores da procissão de Corpus Christi, em Matão (SP).

- Não será um desfile marcado. Pensamos em uma apresentação mais descontraída com as fantasias - disse Ricardo Fernandes, diretor de carnaval da Unidos da Tijuca.

Outro momento que promete ser a sensação do rodeio é o desafio musical entre a bateria de Mestre Casagrande, as músicas sertanejas e o berrante de Sandro Iacutinga. A bateria acompanhará pelo menos dez canções sertanejas, enquanto violeiros vão tirar das cordas consagrados sambas-enredo.

- Os ensaios da bateria com os cantores já estão acontecendo desde o início de julho. Haverá uma brincadeira com a bateria, que terá uma levada gostosa. Posso dizer que hoje a escola está pronta - assegurou Ricardo.

Vale destacar que o convite dos organizadores do rodeio de Barretos à Unidos da Tijuca aconteceu porque eles ficaram encantados com o impacto positivo do desfile que deu o campeonato à agremiação.

- Queríamos algo de diferente das edições anteriores da Festa do Peão. Todos sabem que o carnaval é o maior evento do Brasil, de repercussão internacional. O Paulo Barros foi inovador no desfile deste ano. Por isso, buscamos a parceria com a Unidos da Tijuca. Quem for a Barretos terá uma grata surpresa dessa sinergia entre o samba e o rodeio - contou Marcos Murta, presidente de Os Independentes, grupo organizador da Festa do Peão.

E para atestar que o carnaval pode ter um casamento perfeito com outros tipos de arte ou manifestações culturais, o carnavalesco da Unidos da Tijuca, Paulo Barros, relembrou a união entre o samba e a sinfonia de uma orquestra:

- Em 2006 montamos uma orquestra com a bateria aqui no barracão. As pessoas ficavam perguntando se isso daria certo. Foi um grande momento e gerou um fantástico resultado de mídia, com bela reportagem na TV. Agora a Tijuca vai conseguir fazer essa união entre o samba e o rodeio.

Ao ser perguntado sobre como seria a participação da comissão de frente na Festa do Peão, o artista preferiu manter o suspense.

- É segredo - respondeu Paulo.

Após a coletiva de imprensa foi servido um prato típico da culinária dos peões, a Queima do Alho, que é composta de arroz de carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A iguaria é preparada à moda dos tropeiros em fogão improvisado no chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário