quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

02 DE DEZEMBRO DIA NACIONAL DO SAMBA

Salve o samba!

Eu sou o samba
Sou natural daqui do Rio de Janeiro
Sou eu quem levo a alegria
Para milhões de corações brasileiros

Salve o samba, queremos samba
Quem está pedindo é a voz do povo de um país
Salve o samba, queremos samba
Essa melodia de um Brasil feliz

Com a música "A voz do morro", do genial Zé Keti começo essa postagem falando do Dia Nacional do Samba, que será comemorado nesta quarta-feira, 02 de dezembro.

O Dia Nacional do Samba é uma importante data para todos nos sambistas que amamos um dos ritmos musicais mais cultuados em toda a história da cultura brasileira e mundial. Na música "A voz do morro", Zé Kéti sabiamente afirma que o samba é natural aqui do Rio de Janeiro, mas curiosamente o Dia Nacional do Samba foi instituído em Salvador (BA), em 1963 pelo vereador baiano Luís Monteiro da Costa.

Zé Keti - A Voz do Morro

A data foi criada para homenagear o grande Ary Barroso, um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos, que compôs em 1938, o samba "Na Baixa do Sapateiro", cuja a letra exaltava a Bahia, sem nunca ter visitado nenhuma cidade baiana. A visita de Ary Barroso a Salvador só aconteceu dois anos depois, em 1940, quando compôs "Aquarela do Brasil", uma das música mais conhecida, executada e regravada fora do Brasil. Atualmente, somente duas cidades costumam comemorar o Dia do Samba: Salvador e Rio de Janeiro.


Um dos mais importantes reconhecimento do samba foi realizada no dia 30 de novembro de 2007, quando o samba de terreiro, partido-alto e samba-enredo foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, com inscrição no Livro de Registro das Formas de Expressão e aprovada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão colegiado da estrutura administrativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O feito entrou para a história e deixou todos nós sambistas orgulhosos por essa conquista.

A quarta-feira será de muito samba pela cidade. Sucesso total de público, o tradicional Trem do Samba chega a sua 14º edição este ano. A viagem que reúne milhares de sambistas rumo a Oswaldo Cruz é animada por rodas de samba comandada por bambas do samba.

Em palcos montados pelo bairro, o cantor, compositor e organizador do evento, Marquinhos de Oswaldo Cruz, recebe sambistas como Almir Guineto, Walter Alfaiate, Nelson Sargento e Mauro Diniz, entre outros bambas.

Na Gamboa, a Liga celebra a data na Cidade do Samba com a festa de lançamento do CD do Grupo Especial, em evento apenas para convidados.

E salve o samba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário